DestaqueSanta Maria

CIDADE. Prefeitura cria um Grupo de Trabalho para acompanhar projetos de duplicação da Faixa Nova

Várias secretarias municipais envolvidas e a coordenação é do vice-prefeito

Em reunião realizada nesta quinta-feira, 13, prefeito Jorge Pozzobom apresentou as principais demandas (Foto Ariéli Ziegler/Prefeitura)

Por Rafael Favero / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A Prefeitura de Santa Maria efetivou uma portaria na qual define a participação de secretarias municipais na elaboração dos projetos de duplicação da Faixa Nova de Camobi. As pastas ficam responsáveis por compartilhar informações com a Engemin – Engenharia e Geologia, responsável pelo trabalho. O anúncio ocorreu na manhã desta quinta-feira (5) em reunião entre representantes da Prefeitura e da empresa no Centro Administrativo Municipal. 

As secretarias que irão compor o grupo de trabalho serão a de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, a de Esporte e Lazer, a de Infraestrutura e Serviços Públicos, a de Mobilidade Urbana, o Instituto de Planejamento (Iplan), o Gabinete do Vice-prefeito e a Procuradoria-Geral do Município. Além de apresentar a portaria, o objetivo do encontro foi que a Prefeitura pudesse pontuar as principais demandas da cidade com relação ao trecho de nove quilômetros da Faixa Nova que será duplicado. Afinal, tudo o que será executado na obra precisa ser previsto agora nos documentos que subsidiarão o processo licitatório. 

“Estamos diante de um dos projetos mais importantes para Santa Maria quando se pensa o futuro, por isso essa grande mobilização. Nós, da Prefeitura, conhecemos de perto os gargalos da cidade e podemos auxiliar o Estado na execução dessa obra, não só com sugestões, mas fornecendo informações para que o trabalho seja agilizado”, afirmou, na ocasião, o prefeito Jorge Pozzobom

Entre as preocupações expostas pela equipe do Município, estão a necessidade de escoar os congestionamentos verificados na rodovia, principalmente em horários de pico, em função das aulas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), de agilizar o fluxo também por conta das ambulâncias que passam pelo local em direção ao Hospital Universitário e de se estudar a viabilidade da instalação de corredores de ônibus para reduzir o tempo de viagem do transporte coletivo. Esses levantamentos e prospecções já estão previstos no edital lançado pelo Governo do Estado e serão feitos pela empresa. 

O vice-prefeito Rodrigo Decimo está no grupo de trabalho como coordenador. Durante a reunião, ele lembrou do crescimento populacional do Bairro Camobi e ressaltou que, depois de duplicada, a Faixa Nova será o melhor caminho para os argentinos e para os moradores da fronteira oestado do Rio Grande do Sul que, atualmente, utilizam a BR-290 para chegar a Porto Alegre. O Aeroporto de Santa Maria, com voos diretos para São Paulo a partir de novembro, se soma à lista de novos atrativos, segundo o Decimo. 

“Nós temos também no Bairro Camobi um adensamento populacional em crescimento, ou seja, há muitos condomínios, prédios residenciais e empreendimentos em construção. A tendência é que o fluxo de veículos na Faixa Nova seja ainda maior. Precisamos estar atentos e aproveitar a oportunidade de adequar a estrutura da rodovia a essa nova realidade”, comentou o vice-prefeito. 

Também participaram da reunião o engenheiro e consultor da Engemin Miguel Molina, que, inclusive, conhece a região e já trabalhou na duplicação da ERS-509, a Faixa Velha de Camobi; e o diretor da empresa, Jacidio Salgado. Como representantes da Prefeitura, estiveram, além de prefeito e vice, o secretário de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos (Secap), José Antônio de Azevedo Gomes; a secretária adjunta da pasta, Jéssica de Senne Schieffelbein; o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi; o secretário de Comunicação, Ramiro Guimarães, o secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro; o chefe do Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima; o presidente do Instituto de Planejamento (Iplan), Eduardo Mielke; a vice-presidente da autarquia, Jéssica Corsini Vieira; o engenheiro civil Marcelo Rossés, responsável pelo setor de tráfego da Prefeitura; o engenheiro civil da Secap Luiz Fernando Vieira; o diretor de Desenvolvimento Integrado do Iplan, Fábio Prado Lima, a diretora de Planejamento do Iplan, Maria Paula Zanini, e o superintendente de Infraestrutura, Ricardo Dutra…”  

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo