CULTURA. Prefeitura lança edital para 70 projetos artísticos com as apresentações em ambiente virtual
Por MAURÍCIO ARAUJO (texto) e GIBRAN CARRAZZONI (arte), da Assessoria da Prefeitura
As consequências do coronavírus estão sendo sentidas em diversos setores da sociedade. Para minimizar o impacto gerado pelas medidas preventivas adotadas para conter o vírus, a Prefeitura de Santa Maria lançou, na noite desta quarta-feira (13), o Edital Viva Cultura 2020. Com a suspensão dos eventos artístico-culturais no Município, o Poder Executivo considerou a necessidade de garantir auxílio às pessoas ligadas ao setor, que viram boa parte de suas atividades econômicas e rendas serem canceladas devido à pandemia.
O edital, que estará com as inscrições abertas de sexta-feira (15) até o dia 25 de maio, vai selecionar 70 propostas de apresentações artísticas em ambiente virtual, como no YouTube, Facebook e Instagram (clique aqui para acessar ao edital). A iniciativa faz parte da celebração do Viva Santa Maria 2020, que comemora os 162 anos de Santa Maria.
“A cidade segue cuidando das pessoas, e sabemos que os artistas locais foram atingidos pelas medidas restritivas. Como a recomendação ainda é evitar aglomerações, pensamos em um edital que beneficie os cidadãos ligados à Cultura e proporcione momentos de lazer e bem-estar aos demais santa-marienses, que poderão desfrutar de diferentes atrações”, disse o prefeito Jorge Pozzobom.
O edital está dividido em duas modalidades de seleção. Serão 40 propostas selecionadas na Modalidade A, que tem cachê artístico de R$ 1 mil; e 30 na Modalidade B, com cachê de R$ 2 mil.
“O Viva Cultura 2020 vai manter a cadeia artística ativa, beneficiando o setor cultural. Um edital abrangente e que vai gerar, com certeza, um impacto positivo na economia”, complementou a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Rose Carneiro.
Serão contempladas as iniciativas artístico-culturais das mais diversas linguagens artísticas como: música, artes cênicas (teatro, dança, circo e performance), artes visuais, audiovisual, literatura, outras expressões da cultura popular, dentre outras. Os proponentes poderão sugerir para análise da comissão de seleção iniciativas artístico-culturais como shows, espetáculos, recitais, seminários, oficinas, contação de histórias, leituras, intervenções em janelas, desde que transmitidas ou gravadas, dentre outras possibilidades.
QUEM PODE PARTICIPAR:
– Pessoas Físicas residentes em Santa Maria
– Pessoas Jurídicas estabelecidas formalmente em Santa Maria
COMO SE INSCREVER
– Bastar preencher e enviar o Formulário de Inscrição (linque no final do texto) para o e-mail vivacultura2020@gmail.com
PERÍODO DE INSCRIÇÃO
– De 15 a 25 de maio de 2020
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Único problema é que existe uma penca de servidores públicos ligados a “cultura”. Cuidado.
Pena que com atraso, nós do Cidadania há dias atras protocolamos no Governo do Estado um auxilio, aos artistas e uma linha de crédito aos empresários do setor de entretenimento e bares, tivemos êxito, que bom que a prefeitura mesmo que tardiamente tenha se mexido, mais uma ótima opção, pena que o site não esteja acompanhando nosso trabalho na cidade, conseguimos depois de 12 anos, sem mandato algum, trazer os correios para atender o Bairro Zilda Arns, encapamos essa ajuda aos artistas e aos empresários, somos um partido que busca soluções desde já, mesmo que pequenos, entendemos o compromisso de um partido, mesmo que sem mandato, ou cargo tem com a sua cidade.