ELEIÇÕES 2022. Onyx acusado de homofobia, após comentário no programa de campanha no rádio
Leite responde e diz que “o amor, o respeito e a tolerância falam mais alto”
Por Maiquel Rosauro
O primeiro dia de propaganda eleitoral dos candidatos a governador do Rio Grande do Sul, neste segundo turno, foi marcado por uma polêmica. Em seu programa de rádio, Onyx Lorenzoni (PL) fez um comentário interpretado como homofóbico.
“Os gaúchos e as gaúchas entenderam que vão ter, se for da vontade de Deus e do povo gaúcho, um governador e uma primeira-dama de verdade, que são pessoas comuns e que têm uma missão de servir e transformar a vida dos gaúchos para melhor”, disse Onyx.
O trecho “primeira-dama de verdade” repercutiu de forma negativa, já que o seu adversário, Eduardo Leite (PSDB), é gay e tem um namorado, o médico Thalis Bolzan. Onyx é casado, desde 2018, com personal trainer e ex-assessora parlamentar do senador Davi Alcolumbre (UB/AP), Denise Veberling.
Durante toda a quinta-feira (13), Onyx foi alvo de críticas, enquanto o tucano recebeu apoio. No Twitter, Leite compartilhou várias mensagens que recebeu. À tarde, ele postou uma mensagem contra o preconceito.
Nesses tempos tão difíceis, em que tentam a todo custo nos separar uns dos outros, é motivador ver a sociedade e a opinião pública majoritariamente unidas para condenar demonstrações de homofobia. Não ao preconceito! O amor, o respeito e a tolerância falam mais alto.
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) October 13, 2022
💚❤️💛
“Nesses tempos tão difíceis, em que tentam a todo custo nos separar uns dos outros, é motivador ver a sociedade e a opinião pública majoritariamente unidas para condenar demonstrações de homofobia. Não ao preconceito! O amor, o respeito e a tolerância falam mais alto”, tuitou Leite.
À noite, na mesma rede social, Onyx disse que estão mentindo e que subestimam a inteligência dos gaúchos. Em vídeo, afirmou que defende liberdades individuais e que deverá processar quem o ataca.
Mais uma vez estão mentindo para o povo gaúcho. Mais uma vez subestimam a inteligência dos gaúchos. Alguns tem dificuldades de lidar com pessoas de verdade.
— Onyx Lorenzoni 22 🇧🇷 (@onyxlorenzoni) October 13, 2022
Nós não vamos perder o foco. Nossa missão é transformar o Rio Grande para melhorar a vida dos gaúchos. #Onyx22 pic.twitter.com/MmGNZFf41C
“Sempre me posicionei como um defensor da liberdade, cada um faz o que quer na sua vida privada. Acumulo 30 anos de vida pública defendendo as liberdades individuais. Como cristão, respeito o livre arbítrio de cada um. A liberdade para nós é um valor, não um adjetivo. Interpretações distintas e imperativas, distantes da realidade ou querendo criar um clima de animosidade, como aqueles que me acusam de fazer algo que nunca fiz, são sob responsabilidade de quem as faz e que vai arcar com elas judicialmente”, disse Onyx.
Nesta sexta-feira (14), Onyx e Leite estarão frente a frente em um debate promovido na Rádio Gaúcha, a partir das 8h10min.
Interessante, a morte precisa de defensores? Sempre pensei que era um acontecimento natural que ocorre com tudo que é vivo.
Vermelhos irão votar todos no Dudu Milk. Como aconteceu em Santa Maria com Indigesto Nãosoubom. Anunciaram a ‘liberação’ e combinaram com a manada como votar. Pauta dos costumes é pura cortina de fumaça, mas se resolve sozinha. Obvio. Vide EUA. Slow Joe meteu os ianques numa guerra de procuração com a Russia (ucranianos são bucha de canhão). Gerou uma crise energetica na Europa, inflação nos EUA (agregou a mudança de matriz energetica forçada e não planejada), crise migratoria na fronteira sul. Emitiram moeda a tres por dois, o que ajudou a inflação. Banco Central fez uma barbeiragem, demorou a aumentar os juros e depois teve que aumentar muito para compensar. Perspectiva de tomar um tufo nas eleições de novembro. O que Slow Joe mandou fazer? Perdão para os presos (federais) por posse de maconha. Ganha votos e continua a fazer c@g@d@as. A inflação está lá, a recessão está perto, os migrantes continuam a chegar.
O que esperar do Onyx Lorenzoni (PL), “RÉU CONFESSO DE CAIXA 2”? O que esperar dessa direita nazista, fascista que não repeitam as pessoas? Homofóbicos, Racistas, Sexsistas e Defensores da Morte. Não sou eleitor do Eduardo Leite (PSDB), e muito menos de Onyx, mas nós devemos respeitar as opções sexuais de cada pessoa. Ainda mais de um governantes, ou melhor que queira ser governante. HOMOFÓBICOS NÃO PASSARÃO!