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Povo, servidor, gestor – por João Luiz Vargas

“Melhoria dos serviços está ligada diretamente a conscientização do gestor”

O mundo e o Brasil caminham apressadamente no acompanhar dos avanços tecnológicos e inovações na gestão pública.

O governo brasileiro que mais se destacou em decisões de apoio ao servidor público foi Getúlio Vargas, com o decreto 1713 de 1939, que regula direitos e deveres dos que atuam nos serviços públicos e a divisão hierárquica como órgãos de governo federal, estadual e municipal.

A eleição de Lula em 2002 trouxe mudanças do papel público na gestão. Importantes mudanças. Na inovação de serviços públicos, o governo aumentou a participação da comunidade na implantação de políticas públicas no Brasil, nos estados e nos municípios. Entre todos os governos, existiam inúmeras leis sobre gestão das carreiras públicas e no governo do Lula foram reduzidas a oito leis, diminuindo a burocracia e definindo o papel do servidor.

Os municípios, pela representação no Rio Grande do Sul, da Famurs – Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul; e da CNM – Confederação Nacional dos Municípios, oportuniza a modernização da estrutura e dos processos de gestão.

Precisamos investir no desenvolvimento dos quadros de função pública pela qualificação e atualização da participação de todos na gestão pública, com o consequente pertencimento às mudanças necessárias impostas pela modernização dos avanços tecnológicos.

A melhoria dos serviços públicos para atender com mais eficiência as demandas do povo, está ligada diretamente a conscientização do gestor em oportunizar discussões com as comunidades e dar condições técnicas a desenvolver soluções conjuntas para o povo, servidor e gestor.

(*) João Luiz Vargas, prefeito de São Sepé (ex-deputado, ex-presidente da Assembleia Legislativa e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado), escreve no site às sextas-feiras.

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