DestaqueSaúde

SAÚDE. Estado e Prefeitura abrem em Santa Maria primeiro Ambulatório da Pessoa Idosa do Rio Grande

A estimativa é que sejam realizados, em média, 180 atendimentos mensais

Atendimentos começaram ontem, mas inauguração oficial aconteceu na tarde desta sexta-feira, 7 (Foto Ariéli Ziegler/Prefeitura)

Por Rafael Favero / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Foi inaugurado, na tarde desta sexta-feira (7), o primeiro Ambulatório da Pessoa Idosa do Rio Grande do Sul, e Santa Maria é a cidade contemplada com o formato pioneiro de atendimento. A solenidade que marcou o começo das atividades ocorreu no Hospital Regional, no Bairro Pinheiro Machado. O ato teve a presença da secretária estadual de Saúde, Arita Begmann, do prefeito em exercício de Santa Maria, Rodrigo Decimo, e outras autoridades do Município e do Estado.  

A previsão é que sejam realizados, em média, 180 atendimentos por mês. No local, os pacientes têm acesso a profissionais de diversas especialidades, como médico, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, farmacêutico, entre outros. A equipe já está completa e foi contratada pelo Instituto de Cardiologia, contratado pelo Estado para administrar o Hospital Regional. 

O público contemplado pelo ambulatório é o de pessoas a partir de 60 anos. Os pacientes são encaminhados pela rede de Atenção Básica de Santa Maria e dos demais municípios da área da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS). O que determina quais idosos são encaminhados ao ambulatório é a chamada “estratificação de risco de cada um”. Aqueles idosos que forem classificados com a saúde frágil poderão ser atendidos no local. Diminuir a quantidade de internações de idosos e o adoecimento de idosos do Estado são premissas norteadoras da iniciativa. 

O prefeito em exercício, Rodrigo Decimo, lembrou que a inauguração ocorre justamente no Mês do Idoso, celebrado em outubro em função do Dia Nacional do Idoso, comemorado no primeiro dia do mês. Além disso, segundo ele, a importância do Hospital Regional cresce diante do incremento de mais um serviço. 

“É um presente para quem está na terceira idade, pessoas que tanto trabalharam e que cuidaram de nós. Agora, eles precisam de qualidade de vida, e é nosso dever cuidar deles. Essa inauguração também mostra, mais uma vez, o quanto o Hospital Regional é um apoio fundamental para a saúde da região”, afirmou Decimo.   

Para a secretária Arita Bergmann, o dia foi especial não só por marcar a inauguração do ambulatório, mas por representar um afago para quem está na chamada terceira idade. 

“É o primeiro ambulatório de um total de sete macrorregionais. Queremos que essa caminhada de construção coletiva se multiplique pelo Estado para cuidarmos das pessoas de forma integral. Aqui no Hospital Regional, já temos atendimentos de doenças crônicas, de cardiologia, de neurologia, de traumatologia, e agora damos esse olhar mais geral para a população”, explicou Arita. 

Também participaram da solenidade os idosos Carlos Roberval Gonçalves de Jesus, 66 anos, e Fátima Brito Vasconcelos, 67 anos. Os dois foram os primeiros pacientes do Ambulatório da Pessoa Idosa, que começou a funcionar na quinta-feira (6). Ambos tiveram oportunidade de falar na solenidade e agradeceram o trabalho dos profissionais de saúde. 

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, mesmo licenciado do cargo por causa de férias, acompanhou a cerimônia, assim como o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Valdeci Oliveira, e o representante da Câmara de Vereadores de Santa Maria, o vereador Admar Pozzobom. Além deles, participaram o diretor científico do Instituto de Cardiologia, Oscar Pereira, o secretário municipal de Saúde, Guilherme Ribas, a superintendente municipal de Atenção Especializada em Saúde, Juliana Pruni, o diretor administrativo do Hospital Regional, Geison Farias, o diretor técnico da instituição, Vinícius Menegola, a coordenadora regional de saúde, Fabrícia Costa, e o diretor de Atenção Primária e Políticas de Saúde do Estado, Péricles Nunes, entre outras autoridades e profissionais de saúde. O ato também contou com uma apresentação do coral de idosos da igreja Assembleia de Deus. 

SELO BRONZE

Na mesma ocasião, foram entregues os reconhecimentos de selo bronze “UBS Amiga do Idoso”, do Governo do Estado. A região central do Estado foi a primeira a receber as congratulações da Rede Bem Cuidar RS. A ESF Lídia representa Santa Maria na rede e foi premiada por ter alcançado as metas propostas. Cidades como Cacequi, Dilermando de Aguiar, Júlio de Castilhos, Pinhal Grande, Quevedos, São Vicente do Sul, Toropi e Tupanciretã também tiveram unidades de saúde agraciadas com o selo.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo