Por Guilherme Bicca / Da Assessoria de Imprensa da CDL Santa Maria
Santa Maria possui 35,6% da população com algum tipo de restrição de crédito. Isso significa que a cidade tem mais de 88 mil inadimplentes. Com isso, a CDL Santa Maria, em parceria com a CDL Porto Alegre e o SCPC Boa Vista, realiza na cidade, pelo terceiro ano consecutivo o Super Feirão Zero Dívida, que vai de 7 a 18 de novembro.
A ação busca facilitar o acordo entre credores e devedores, permitindo que os consumidores entrem 2023 com nome limpo, e que empresas recuperem valores considerados perdidos em época de grandes compromissos financeiros, como pagamento de 13º salário, por exemplo.
O SFZD acontece em todo o Estado, e em Santa Maria, além de lojas do comércio, instituições financeiras e de ensino integram a lista de empresas que estão dispostas a oferecer facilidades para a quitação de dívidas.
Como funciona
Para participar, o consumidor deverá acessar o site do Super Feirão Zero Dívida e começar uma conversa com o assistente virtual ‘Renê’ que, por meio de um chat, auxilia na negociação com as empresas credoras e proporciona mais agilidade ao processo.
Mais dados da inadimplência em Santa Maria
As mulheres lideram o ranking da inadimplência por pouco, com 51,1% contra 48,9%. Já no que diz respeito à faixa etária, as pessoas acima dos 55 anos compreendem 28,25% dos pouco mais de 88 mil inadimplentes, seguidos daqueles com idade entre 26 e 35 anos, com 23,15% e 26 e 45 anos, com 22,30%. Os dados englobam desde crédito, cheques e protestos.
População além de relaxada e bocaberta (resquicios da ferrovia, ficaram os dormentos) é calavera.