DestaqueEducação

UFSM. Estudantes de dois cursos de Engenharia vitoriosos em mais uma competição de robótica

Alunos conquistaram premiações durante a “Robocharg”, no início do mês

Robô desenvolvido por estudantes da UFSM participou da competição na categoria de Sumô Pro, no IFRS, no município de Charqueadas (Foto divulgação)

Da Agência de Notícias da UFSM

De 3 a 5 de novembro, alunos dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e de Engenharia de Computação da UFSM participaram da Robocharq, evento de robótica realizado no município de Charqueadas, no campus do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

O evento reúne atividades de entretenimento, colaboração e competição, visando à construção de robôs e ao desenvolvimento de conhecimentos através da robótica educacional. Contando com a orientação do professor Anselmo Rafael Cukla (do Departamento de Processamento de Energia Elétrica), três times da UFSM participaram da competição, nas seguintes categorias: Seguidor de Linha com Desafios Pro, Seguidor de Linha Analógico, Sumô Autônomo Pro.

Sumô de robôs é uma competição em que dois robôs tentam se empurrar para fora de uma arena circular (de maneira semelhante ao esporte de sumô). Quanto aos robôs seguidores de linha, eles têm a finalidade de seguir uma linha feita em uma superfície que é lida através de sensores; ou seja, detectam um caminho e, desta forma, percorrem um circuito preestabelecido. Duas premiações foram obtidas por estudantes da UFSM:

– Melhor Circuito Eletrônico, na categoria Seguidor de Linha Analógica. O prêmio foi para o aluno Bruno Gabriel Flores Sampaio, do curso de Engenharia de Controle e Automação;

– Prêmio Superação, na categoria de Sumô Pro. Este time foi composto pelos alunos Leonardo Ferreira Pereira, Guilherme Henrique Wulfing e Bruno Eduardo Balsan, todos do curso de Engenharia de Controle e Automação.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo