Da Agência de Notícias da UFSM
De 3 a 5 de novembro, alunos dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e de Engenharia de Computação da UFSM participaram da Robocharq, evento de robótica realizado no município de Charqueadas, no campus do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
O evento reúne atividades de entretenimento, colaboração e competição, visando à construção de robôs e ao desenvolvimento de conhecimentos através da robótica educacional. Contando com a orientação do professor Anselmo Rafael Cukla (do Departamento de Processamento de Energia Elétrica), três times da UFSM participaram da competição, nas seguintes categorias: Seguidor de Linha com Desafios Pro, Seguidor de Linha Analógico, Sumô Autônomo Pro.
Sumô de robôs é uma competição em que dois robôs tentam se empurrar para fora de uma arena circular (de maneira semelhante ao esporte de sumô). Quanto aos robôs seguidores de linha, eles têm a finalidade de seguir uma linha feita em uma superfície que é lida através de sensores; ou seja, detectam um caminho e, desta forma, percorrem um circuito preestabelecido. Duas premiações foram obtidas por estudantes da UFSM:
– Melhor Circuito Eletrônico, na categoria Seguidor de Linha Analógica. O prêmio foi para o aluno Bruno Gabriel Flores Sampaio, do curso de Engenharia de Controle e Automação;
– Prêmio Superação, na categoria de Sumô Pro. Este time foi composto pelos alunos Leonardo Ferreira Pereira, Guilherme Henrique Wulfing e Bruno Eduardo Balsan, todos do curso de Engenharia de Controle e Automação.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.