Por Maiquel Rosauro
O ano começou com três lideranças de Santa Maria em novo emprego. O principal destaque é o petista Paulo Pimenta, agora ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Com a confiança do presidente Lula, começo hoje um novo desafio como Ministro-Chefe da Secom. Não vai faltar trabalho e empenho para corresponder à expectativa que o povo brasileiro deposita em nosso governo. Vamos unir e reconstruir o Brasil!”, postou o petista em suas redes sociais.
Estado
No governo gaúcho, Beto Fantinel (MDB) estreou como secretário de Assistência Social. Nesta segunda-feira (2), ele participou de uma reunião com o vereador de Porto Alegre Pedro Ruas (PSol).
“Tenho convicção de que cada vez que nossas ações ajudam a devolver a esperança de alguém é porque estamos no caminho certo e, em minha primeira reunião de trabalho com o vereador Pedro Ruas, tenho ainda mais certeza que minha motivação e meu entusiasmo farão desta nova empreitada um momento de relevantes debates e construção de grandes projetos, mas, acima de tudo, uma virada de chave sobre este tema”, publicou Fantinel.
Câmara
No Poder Legislativo de Santa Maria, Givago Ribeiro (PSDB) iniciou oficialmente sua gestão como presidente da Câmara de Vereadores. No primeiro dia de trabalho ele recebeu a visita do presidente do PSDB/SM, João Chaves, que também exerce o posto de secretário municipal de Desenvolvimento Social.
Recesso
A Câmara de Vereadores está em recesso parlamentar até o dia 19 de fevereiro, com expediente das 7h30min às 13h30min, de segunda a sexta-feira. Neste período não ocorrem atividades legislativas ordinárias como sessões, reuniões de comissões e audiências públicas.
Cargos
Ainda não estão definidos todos os 16 cargos da Mesa Diretora no Parlamento santa-mariense. Mas alguns nomes, conforme o Site apurou já estão certos.
O primeiro escalão está fechado: Pablo Ritzel é o novo chefe de gabinete da presidência, indicado por Givago; Lucas Saccol Meyne segue como procurador jurídico; indicação de Manoel Badke – Maneco (UB); Alexandre Pahim assume a Secretaria de Gestão e Administração, indicação de Werner Rempel (PCdoB); e Eduardo Moraes terá a função de secretário legislativo, indicação de Getúlio de Vargas (Republicanos).
Na Diretoria Administrativa, Elaine Essy, indicação de Adelar Vargas – Bolinha (MDB) será mantida no cargo. Na Diretoria de Gestão de Pessoas, Gisele Lima permanecerá no posto; assim como Simone Ferrari seguirá como chefe da Divisão de Almoxarifado – ambas são indicadas por Luci Duartes – Tia da Moto (PDT).
Na Diretoria de Comunicação Social é especulado o retorno da jornalista Thaís Hoerlle à função (ela ocupou o posto em 2017 e 2019) – indicação de Admar Pozzobom (PSDB). Porém, conforme o Site apurou, a definição deve ocorrer apenas nesta terça-feira (3), uma vez que o cargo teria sido, inicialmente, destinado para uma indicação do Partido dos Trabalhadores (PT).
Maria Lenir Alves de Mello, a Lena, seguirá como assessora da Presidência do Legislativo, cargo em que atuou nos últimos onze anos.
Capsicum vai trabalhar? Kuakuakuakuakua! Beto Rolando Lero e seus discursos. Cabides, cabides, queremos cabides!