BRASÍLIA. Lista com 1.138 presos por atos golpistas tem, pelo menos, três pessoas de Santa Maria
Ex-candidata à Câmara de Vereadores pelo PL está na listagem de presos
Por Maiquel Rosauro
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape/DF) divulgou a listagem de pessoas presas nos atos terroristas de domingo (8), em Brasília. A lista, atualizada às 20h, desta quarta-feira (11), tem 1.138 nomes. O Site identificou três santa-marienses.
O nome mais conhecido no meio político é o da ex-candidata a deputada federal e ex-candidata à Câmara de Vereadores, Tatiane Marques. Em uma postagem no Instagram, na segunda-feira (9), antes da prisão, ela gravou um vídeo dentro de um ônibus no qual chora e faz críticas ao Exército e ao ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.
“Retirada do acampamento 09/01/2023. O Exército, que prometeu proteger o povo, nos entregou aos lobos. Esses mesmos que ontem, dia 08/01/23, atiraram com balas de borracha e gás em nossa cara. Acataram a ordem do imperador Xandão Cabeça de Ovo e nos entregaram para a polícia. Estamos dentro dos ônibus sem saber para onde vão nos levar”, publicou Tatiane.
Em 2018, Tatiane concorreu à Câmara dos Deputados, pelo PSL, e fez 5.138 votos, sendo 2.835 votos apenas em Santa Maria. Em 2020, tentou uma vaga ao Legislativo Municipal, pelo PL, e registrou 329 votos.
Os outros dois santa-marienses que estão na lista são os empresários Eduardo Englert e Ivett Maria Keller. No domingo (8), no Facebook, Englert publicou trecho da canção Faroeste Caboclo, da Legião Urbana, que faz referência à Capital Federal.
“Dizia ele, estou indo para Brasília, neste país lugar melhor não há”. Até o fechamento desta matéria, essa foi sua última publicação.
Conforme a Seape/DF, os homens estão encarcerados no Centro de Detenção Provisória II e as mulheres foram encaminhadas para a Penitenciária Feminina do Distrito Federal.
Beto Rossi
O ex-candidato a vereador de Santa Maria, Beto Rossi, que no domingo (8) divulgou um vídeo dentro do Congresso Nacional e relatou estar participando da quebradeira no local, não está na listagem dos presos. Na noite de domingo, em um novo vídeo, ele afirmou que estava saindo do acampamento em frente ao Quartel General (QG) do Exército e seguiria para um hotel.
Viu só como Santa Maria é importante? Como dizia a Rede BullShitt antigamente ‘onde quer que um gaucho seja noticia’!