Por Maiquel Rosauro
O ex-prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer (MDB), voltou a ocupar o cargo de secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos na Prefeitura de Porto Alegre. O emedebista, que até exercia seu mandato na Câmara de Vereadores da Capital, tomou posse na segunda-feira (2).
Schirmer ficou nove meses afastado da pasta de Planejamento Prefeitura, período em que atuou no Legislativo e até chegou a colocar seu nome à disposição para concorrer ao governo do Estado, mas foi preterido pela aliança do MDB com o PSDB. Seu retorno ao posto foi prestigiado pelo prefeito Sebastião Melo (MDB) e pelo presidente do Poder Legislativo, Idenir Cecchim (MDB), em cerimônia realizada no Salão Nobre do Paço Municipal.
“Volto motivado pelo projeto capitaneado pelo prefeito Melo, sabedor de que ainda temos muito a avançar. Precisamos equalizar a relação entre o que é previsto e o que é executado no orçamento, tirar do papel os projetos para os quais captamos recursos internacionais e apostar cada vez mais na inovação no serviço público”, disse Schirmer.
Melo, por sua vez, destacou que a Prefeitura da Capital está no caminho certo e que considera Schirmer um grande parceiro.
“Temos muitas entregas já realizadas, e o Schirmer é um grande parceiro, que faz a diferença na gestão. Os desafios ao nosso governo são muitos, principalmente na área de captação de recursos, mas estamos no caminho certo buscando, a cada dia, cumprir aquilo que veio das urnas”, disse Melo.
Já o presidente da Câmara destacou a qualidade técnica de Schirmer e sua contribuição para o Legislativo.
“Schirmer é um quadro muito importante para a política da Capital e do Estado. Experiente, sério e comprometido com a boa política, com resultados, e com melhorias efetivas para a população. Depois de muito ter contribuído com relevantes debates travados em 2022 na Câmara Municipal, retorna ao executivo para colaborar ainda mais com as mudanças que a nossa cidade vem recebendo”, afirmou Cecchim.
Schirmer também recebeu elogios da presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva.
“O Sindilojas tem uma excelente relação com o poder público de Porto Alegre, o que se traduz em diversas iniciativas para o varejo da capital gaúcha. Schirmer é um político com uma larga experiência e que já esteve à frente da Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos. Acreditamos fortemente que ele será um interlocutor das demandas da sociedade como um todo”, disse Arcione.
Cadeiras
Com a licença de Schirmer para assumir o cargo no Executivo, o vereador suplente Pablo Melo (MDB) assume o mandato na Câmara. Na dança de cadeiras da Prefeitura, o então secretário Urbano Schmitt passa a ser o diretor de Captação de Recursos e Programas de Financiamento da pasta. Ana Beatriz Barros, atual secretária adjunta, permanece no cargo.
Poucos projetos
Em seus nove meses na Câmara, Schirmer apresentou apenas quatro propostas (Aqui: https://www.camarapoa.rs.gov.br/vereadores/cezar–schirmer). Duas dizem respeito à concessão de títulos de benemerência, uma trata sobre a implantação de lotes urbanizados para produção habitacional e outra dispõe sobre o Plano Municipal de Revisão Periódica de Gastos.
Estado
No segundo turno das eleições do ano passado, Schirmer foi um dos quadros históricos do MDB gaúcho que apoiou a candidatura de Onyx Lorenzoni (PL) ao governo do Estado (Aqui: https://claudemirpereira.com.br/2022/10/bastidores-paulo-ricardo-com-lula-tony-oliveira-com-bolsonaro-e-schirmer-adere-a-campanha-de-onyx/), mesmo com Gabriel Souza (MDB) concorrendo a vice-governador na chapa liderada pelo candidato à reeleição Eduardo Leite (PSDB). Passado o pleito com a vitória tucana, o clima no MDB gaúcho aparenta ter esfriado.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.