Por Maiquel Rosauro
Os vereadores de Santa Maria se reuniram pela última vez em plenário, nesta quinta-feira (16), antes do retorno das sessões legislativas. Foi a segunda reunião da Comissão Representativa, que marca a finaleira do período de recesso na Casa.
Na pauta estava um pedido de autorização de viagem – dos vereadores Adelar Vargas – Bolinha (MDB), Admar Pozzobom (PSDB) e Alexandre Vargas (Republicanos) – para Brasília, entre os dias 26 de fevereiro e 3 de março. A solicitação foi aprovada.
O recesso termina, oficialmente, no domingo (19), mas devido ao Carnaval a Câmara voltará a seu expediente normal apenas a partir de quinta-feira (23).
Atenção às datas: segunda (20) e terça-feira (21) o Legislativo não abre – ambos os dias são considerados ponto facultativo. A Câmara retorna no primeiro dia de Quaresma, na Quarta-feira de Cinzas (23), das 14h às 18h.
Fora do período de recesso, a Câmara terá expediente de segunda a quinta, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Na sexta, o horário é das 7h30min às 13h30min.
Animais de rua
Bolinha esteve na Penitenciária Estadual de Santa Maria (PESM), na quarta-feira (15), para conhecer o Projeto Emília, onde os apenados da oficina de costura produzem cobertores de retalhos para animais acolhidos por instituições da cidade. Também serão doados materiais para confecção de cobertores para as pessoas privadas de liberdade.
“É com muito entusiasmo que recebemos o Projeto Emília, que está alinhado com os princípios que norteiam as ações de tratamento penal pela oferta de trabalho interno, de atividades que proporcionem a satisfação dos presos em contribuir para o bem estar da comunidade local e também dos animais da cidade”, disse a coordenadora técnica da casa prisional, Adriana Rosa.
O emedebista estava acompanhado de Marta Siqueira e Beatriz Vendruscolo, que fazem parte da Associação dos Amigos Protetores dos Animais de Santa Maria (AAPASM); do diretor da PESM, Fabio Rosso e do agente penitenciário e chefe de segurança, Neivaldo Zana.
Escola Luizinho De Grandi
A vereadora Helen Cabral (PT) esteve na Escola Luizinho de Grandi, nesta quinta (16), para relatar a situação da Escola Luizinho De Grandi, que está interditada. Ela disse que, desde agosto de 2021, a direção da escola comunicou à Prefeitura sobre as rachaduras no prédio e que nada foi feito. Agora, os estudantes serão alocados em outros locais.
Vestibular
O vereador Juliano Soares – Juba (PSDB) protocolou uma moção de apoio pela volta do vestibular e do sistema de seriado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em sua justificativa, o parlamentar cita que o fim do concurso, em 2015, causou consequências negativas para a cidade, sobretudo, econômicas, atingindo a rede hoteleira, restaurantes, bares e cursos vestibulares. Leia a íntegra da moção.
Acessibilidade
O presidente da Câmara, Givago Ribeiro (PSDB), recebeu na manhã de quarta (15) a visita do paratleta Denílson Souza Rodrigues para tratar sobre a questão dos esportes adaptados nos ambientes escolares em Santa Maria. Durante a conversa, Denílson explanou sobre o seu interesse em criar o Projeto Adapta Escolar (PAE), que tem como objetivo levar às escolas do município a possibilidade de alunos com deficiência poderem praticar esportes adaptados.
O tucano aproveitou a oportunidade e pediu para Denilson avaliar a acessibilidade da Câmara, como portas, banheiros e rampas de acesso ao plenário. O paratleta apontou algumas dificuldades existentes na Casa e sugeriu melhorias. Givago acolheu as orientações e assumiu o compromisso de providenciar as alterações.
Helen Cabral foi a escola para relatar o que todos ja sabiam. No stress, depois do carnaval o Indigesto faz o anuncio semanal de coisas boas do futuro e todos ‘esquecem’ a escola.