CIDADE. Inicia a concretagem do último quadrante do Calçadão. Entrega da obra é prevista para junho
Trabalho começou na quinta-feira. Sequência depende da condição climática
Por Diniana Rubin / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
A obra de revitalização do novo Calçadão Salvador Isaia, no centro de Santa Maria, segue em ritmo avançado. No final da tarde de quinta-feira (23), a Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, deu início à concretagem no último quadrante da obra, em direção à Rua Floriano Peixoto.
Durante a colocação do concreto, o trecho da Rua Floriano Peixoto precisou ficar bloqueado para o estacionamento de caminhões, e os veículos que trafegavam pelo local tiveram de fazer a conversão à direita, na Rua Dr. Bozano. O serviço terá continuidade nos próximos dias se a condição climática permitir.
Com cerca de 69% dos serviços executados, a obra do Calçadão está em andamento no último quadrante. No local, foi realizada a remoção do piso e feito o trabalho na melhoria da drenagem superficial e nas caixas, além do reforço do pavimento e a preparação da base para a concretagem, como já ocorreu nos quadrantes anteriores.
O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Michel Kesseler, explica que o último quadrante do Calçadão contempla 32 metros de extensão até a Rua Floriano Peixoto. A concretagem executada nesta quinta-feira foi de 25 metros, do canteiro central e do trânsito para caminhões do Corpo de Bombeiros, conforme planejado. A partir de agora, será feita a preparação dos passeios de pedestres em frente às lojas localizadas no referido quadrante, com previsão de concretagem separadas para diminuir a interferência no trânsito da Rua Floriano Peixoto. A concretagem nos bordos direito e esquerdo devem ocorrer a partir da próxima semana.
“Os últimos sete metros do Calçadão, no entroncamento da Rua Floriano Peixoto com a Rua Dr. Bozano, compreendem uma área mais complexa devido às ligações de esgoto pluvial e cloacal e das redes de telefonia, fibra ótica e elétrica. Sendo assim, a concretagem será feita com mais cautela na sequência dos bordos”, adianta o secretário Kesseler.
Para orientar as pessoas que circulam pelo Calçadão, os tapumes delimitam o local da obra. Após a concretagem do último quadrante do piso e nos bordos próximos aos estabelecimentos comerciais, a obra entrará na fase de acabamento final. Isso contemplará as estruturas dos canteiros centrais, a pintura do piso, o paisagismo central nos canteiros, a instalação dos postes de iluminação, das lixeiras e dos decks centrais em madeira plástica. A perspectiva de entrega da obra é no início do mês de junho deste ano. Após, segue a manutenção durante dois anos do paisagismo executado nos canteiros centrais.
A OBRA
A Construtora Continental, que é de Porto Alegre e tem sede em Santa Maria, é a empresa responsável pela parte do reforço estrutural do pavimento, do piso de concreto, da execução de uma tubulação pluvial, construção de floreiras, etc. Ao final, será feita a colocação de bancos, das ilhas e do paisagismo. Os serviços iniciaram em junho de 2022 e, conforme a licitação, a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em um ano, com mais dois anos de manutenção do espaço. O investimento do Município é de R$ 3.665.668,49.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Levaram anos num serviço que era para durar meses. Vão querer inaugurar e festejar do mesmo jeito? Vão ter a cara de pau de marketar a coisa?