DestaqueEducação

FAMURS. Gestores municipais do Rio Grande do Sul participam em SM do Forum Cidades Educadoras

Educação como grande estratégia para desenvolvimento municipal e regional

Prefeito Paulinho Salerno: evento é “oportunidade de ampliar o entendimento sobre o conceito do que é uma cidade educadora”

Por Janis Morais (com fotos de Guilherme Pedrotti) / Da Assessoria de Comunicação da Famurs

Promovido pela Famurs, Universidade Franciscana (UFN) e Universidade de Passo Fundo (UPF), com apoio da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) – Delegação América Latina e da Rede Brasileira Cidades Educadoras, o Fórum Cidades Educadoras reuniu gestores municipais, nos dias 4 e 5/04, em Santa Maria, para discutir os desafios e as possibilidades de implementar espaços urbanos que têm a educação como grande estratégia de desenvolvimento municipal e regional.

Além de aproximar os gestores públicos do tema, o encontro contou com a apresentação de cases reais e possíveis correlações com a territorialização dos ODS – os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – nos municípios gaúchos, além de tratar da possibilidade de inserção de cada um na AICE.

De acordo com o presidente da Famurs, Paulinho Salerno, o encontro foi uma oportunidade de ampliar o entendimento sobre o conceito do que é uma cidade educadora e como as suas práticas têm potencial para impulsionar o desenvolvimento municipal e regional.

O salão da Universidade Franciscana ficou lotado de gestores municipais e equipes de educação para conhecer como uma cidade educadora pode resultar em desenvolvimento municipal e regional

“Quando falamos em cidades educadoras vem em mente apenas a educação propriamente dita, mas é toda uma rede articulada que procura trabalhar a educação e a cultura com diversos atores integrados. Uma das metas da nossa gestão na Famurs é expandir o número de cidades educadoras no RS”, destacou. 

A iniciativa do evento visa construir possibilidades de pensar a cidade como um espaço formativo, a partir da compreensão de que o espaço urbano possa tornar-se intencionalmente educador e mobilizar diferentes setores da sociedade a fazer cidades mais humanas, inovadoras e democráticas. Um dos resultados esperados é o enfrentamento da depreciação dos espaços públicos e o descaso com o patrimônio histórico.

Participaram do ato de abertura, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom; a reitora da UFN, Iraní Rupolo; Givago Ribeiro, vereador e presidente da Câmara de santa Maria, o diretor-geral da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e ex-reitor UFSM, Paulo Afonso Burmann; Adriana Bragagnolo, representante do Programa UniverCidade Educadora da UPF e Jenio Galon, superintendente regional do Banrisul.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo