DestaquePolítica

BASTIDORES. O retorno da votação eletrônica, fibromialgia e sessão extra para ouvir secretário

Sistema que estreou em 2019 e foi extinto em 2020 voltará a ser usado

Servidores do Legislativo participaram de uma reunião sobre o retorno da votação eletrônica (Foto Isadora Pillar/Câmara)

Por Maiquel Rosauro

O sistema de votação eletrônica, que custou R$ 49 mil, voltará a ser utilizado pela Câmara de Vereadores de Santa Maria. Na tarde desta segunda (8), no Parlamento, ocorreu uma reunião sobre o retorno da ferramenta, que deverá ser usada já na sessão desta terça-feira (9).

O secretário legislativo, Eduardo Schlottfeldt, explicou aos servidores lotados nos gabinetes parlamentares que o novo modo de manifestação parlamentar incluirá todas as atividades legislativas presentes na Ordem do Dia das sessões plenárias ordinárias, desde o registro de presença, a votação de proposições até os pedidos de espaços de fala.

“O microfone de aparte ficará para o excepcional”, disse Schlottfeldt.

O Setor de Informática da Casa já realizou o cadastramento e a criação de login nos dispositivos eletrônicos que serão utilizados pelos parlamentares durante as discussões e votação de proposições. Nesta terça (9), às 11h, os vereadores e assessorias deverão participar de treinamento com a Cittá, empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema eletrônico.

Gramado

A ideia do painel eletrônico para votações surgiu em agosto de 2019, quando a então presidente Cida Brizola (então no PP, hoje no UB) visitou o Legislativo de Gramado junto com o então diretor legislativo Glauber Rios e o então secretário geral da Câmara Rodrigo de Moura. Na ocasião, a presidente notou que os vereadores da cidade turística utilizavam notebooks para votar.

Não demorou para a Câmara santa-mariense adquirir 26 tablets Samsung Galaxy Tab A com capa e película, que custaram R$ 39.494,00. Os aparelhos seguem na Casa, pois fazem parte do patrimônio do Poder Legislativo. O uso da ferramenta, entretanto, foi descontinuado no ano seguinte com a chegada da pandemia de covid-19.

Cumprindo a promessa

A volta da votação eletrônica faz parte de uma ação do presidente da Casa, Givago Ribeiro (PSDB). Em fevereiro, ele havia adiantado ao Site que retornaria com o processo.

Fibromialgia

Na sessão desta terça, os vereadores irão votar projeto de lei do vereador Adelar Vargas – Bolinha (MDB) que garante o atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia no município. A proposta determina que estabelecimentos que recebam pagamentos de contas deverão incluir as pessoas com fibromialgia nas filas de atendimento preferencial.

A iniciativa também permite aos portadores de fibromialgia estacionar em vagas já destinadas às demais pessoas que recebem atendimento prioritário.

Conforme o Ministério da Saúde, fibromialgia é uma síndrome, de caráter crônico e etiologia desconhecida, caracterizada por dor musculoesquelética que afeta várias áreas do corpo.

Para que a proposta se torne lei, será preciso ser aprovada no Plenário e, após, sancionada pelo prefeito.

Sessão extra

Uma sessão extraordinária, prevista para as 18h, será realizada nesta terça para receber o secretário municipal de Infraestrutura, Wagner Rosa na Câmara. A convocação de Rosa é uma reivindicação do vereador Tony Oliveira (Podemos) – aprovada pelos demais parlamentares – e visa esclarecer, sobretudo, a precarização das vias públicas de Santa Maria.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Hummm…. Lei de prioridade na fila é federal. Emendar com lei municipal é possivel? Como fiscalizarão ou até mesmo como a pessoa comprovara que tem a condição? Alas, não teria que ter algo chamado ‘interesse local’? Alas, a chapa branca do sítio. Destaque para votação eletronica e a chamada do secretario por conta das ruas lunares da urb fica quase como um rodapé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo