Por Maiquel Rosauro
O Poder Legislativo de Santa Maria realizou uma sessão extraordinária, nesta terça-feira (2), para receber o secretário municipal de Saúde, Guilherme Ribas, que prestou esclarecimentos sobre o surto de dengue. Chamou atenção a grande quantidade de casos confirmados da doença no município, que passou de 63 em 2021 para 291 apenas nos quatro primeiros meses deste ano.
“Vamos ter um aumento porque temos muitos casos em investigação e que podem se confirmar”, explicou Ribas.
Até o momento, são 801 casos notificados em Santa Maria.
O secretário informou aos vereadores que o Executivo irá revisar a forma de comunicação com a comunidade a fim de levar mais orientações para os santa-marienses sobre a doença, principalmente nos bairros com maior foco de propagação da dengue.
Reunião de alto nível
Quem acompanhou a sessão extraordinária – seja in loco ou pela TV Câmara – pode perceber que a reunião com Ribas se desenvolveu em alto nível. Os ânimos acirrados das últimas semanas ficaram no passado e o encontro se deteve em questões técnicas.
Ponto para o presidente Givago Ribeiro (PSDB) que, junto com sua equipe, organizou e cumpriu rigorosamente o Regimento da Casa.
Morte
Nesta terça (2), foi confirmado o primeiro óbito do ano com diagnóstico de dengue no município. A vítima foi um homem, 80 anos, com diabetes e hipertensão, morador do Bairro Juscelino Kubitschek. A morte ocorreu em 29 de abril.
Comitê
Ainda nesta terça, a Comissão Permanente de Saúde e Meio Ambiente da Câmara definiu que o vereador Valdir Oliveira (PT) irá representar o Parlamento no comitê especial que acompanhará a situação da dengue no município. A primeira reunião será realizada, de forma on-line, às 9h desta quarta (3).
Audiência pública
A Comissão de Saúde do Legislativo deliberou pela realização de uma audiência pública para debater a estrutura da rede de saúde de Santa Maria. A reunião ocorrerá no dia 24 de maio, às 18h30min, no Plenário.
Sessão solene
Nesta quarta-feira (3), às 16h, o Parlamento realiza sessão solene de entrega de títulos de benemerência e vereador emérito. Confira os contemplados:
Cidadão Santa-mariense (concedido à pessoa natural de outro município que, por sua atuação social, cultural, política, econômica e administrativa, tenha prestado relevante serviço ao Município de Santa Maria): Claudio Azevedo.
Cidadão Benemérito (destinada à pessoa que, por sua destacada atuação no meio social, cultural, político, tenha prestado relevante serviço de interesse público ao Município): Adão José Fighera.
Honra ao Mérito (conferida à pessoa que houver praticado importante ato de renúncia, sacrifício ou solidariedade humana, em caso de calamidade pública ou em situação de perigo de pessoa humana: José Carlos Sallet de Almeida e Silva.
Vereador Emérito (ex-vereador que tenha completado, pelo menos, uma Legislatura): Renor Beltrami.
Coração do Rio Grande (destina-se às personalidades internacionais e nacionais que contribuíram, efetivamente, para o progresso de Santa Maria): Abdon Barretto Filho.
Titulos do Casarão são um problema. Há quem mereça. Muitas honrarias muito frequentes acabam com o valor da distinção. Chega no ponto ‘temos que agraciar alguém, mas quem?’.
Dengue virou um circo para vender jornal e ocupar espaço. Confirmado caso de dengue pessoal da prefeitura visita todos os moradores proximos para orientar. É o que basta.