DestaqueSanta Maria

CIDADE. No primeiro dia de ‘Coleta Seletiva’ recolhidas 2,5 mil toneladas de material bruto

Prefeitura avalia como positiva a adesão da população santa-mariense

Antes mesmo do dia raiar, nesta segunda, equipe da Asmar fez o recolhimento no Bairro Tancredo Neves (foto Ariéli Ziegler/Prefeitura)

Por Diniana Rubin / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, deu início à Coleta Seletiva no Município na manhã desta segunda-feira (8). A movimentação na Associação dos Selecionadores de Material Reciclável (Asmar) começou cedo e, bem antes do dia raiar, uma equipe se deslocou para o Bairro Tancredo Neves.

Durante toda a manhã, o caminhão da associação percorreu as principais ruas e recolheu 2,5 toneladas, que corresponde a 2.500 quilogramas de material bruto para triagem. As ações que fazem parte do programa Descarte Legal seguem durante a semana, de acordo com o cronograma da Asmar.

O superintende de Monitoramento e Fiscalização dos Serviços de Água e Esgoto, engenheiro civil Ivan Nazaroff, que está à frente da iniciativa, através da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, acompanhou este primeiro dia de trabalho e faz uma avaliação positiva.

“A adesão da população foi bem significativa. A coleta começou as 6h30min e foi até as 11h. Foi coletado todo o tipo de material, mas principalmente papelão. Ainda nesta segunda, está prevista a coleta no Bairro Medianeira, que deve iniciar próximo das 19h. Os moradores devem estar atentos, pois o material reciclável deve estar devidamente separado dos resíduos orgânicos para não haver contaminação, podendo, em alguns casos, inviabilizar a seleção e posterior destino à reciclagem. Mais uma vez, convidamos os moradores de Santa Maria a aderirem à Coleta Seletiva, separando corretamente seus resíduos e dispondo-os de forma adequada na frente de suas casas no dia da coleta. De acordo com o cronograma, a Asmar passará na casa dos contribuintes recolhendo os materiais e dando o destino correto”, lembra Ivan.

Programa Descarte Legal

O programa Descarte Legal teve início em 2019 com o propósito de oferecer à população um local adequado para destinar os bens inservíveis (móveis, por exemplo). A iniciativa foi ampliada e passou a abranger todas as ações de recolhimento de resíduos sólidos do Município, como as Coletas Domiciliares (Convencional e Conteinerizada), a Coleta de Focos (em áreas públicas que recebem descarte irregular) e, a Coleta Seletiva, que teve início nesta segunda.

No dia 18 de abril deste ano, a Prefeitura de Santa Maria apresentou para a imprensa, instituições ligadas à coleta de resíduos e demais convidados, a nova etapa do Programa Descarte Legal, que inclui todas as ações de recolhimento de resíduos sólidos do Município. O serviço será feito por meio de contrato entre o Executivo e a Associação dos Selecionadores de Material Reciclável (Asmar) de Santa Maria.

Conforme cronograma da Associação dos Selecionadores de Material Reciclável (Asmar), o serviço ocorrerá de duas formas: Porta a Porta e Ponto a Ponto, de segunda-feira a sábado. A iniciativa integra o programa Descarte Legal…” 

PARA A ÍNTEGRA, E INCLUSIVE CONFERIR ROTEIRO DA COLETA “PORTA A PORTA”, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo