DestaqueSanta Maria

CLIMA. Defesa Civil alerta para a probabilidade de grandes volumes de chuva nos próximos dias em SM

Equipes da Prefeitura monitoram as áreas de risco de deslizamento na cidade

Por Diniana Rubin (com Arte de Camillo Licinio) / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Defesa Civil do Município, alerta para a probabilidade de volumes de chuvas elevados nos próximos dias. A informação é do boletim divulgado nesta sexta-feira (5), pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul (SEMA-RS), que acompanha as mudanças climáticas. As equipes da Prefeitura monitoram áreas com risco de deslizamentos e estão de prontidão para atender ocorrências, situações de alagamentos e emergências, caso necessário.

De acordo com o SEMA, o tempo segue instável em praticamente todo o estado nesta sexta, com chuvas constantes de fraca a moderada intensidade e acompanhadas de trovoadas. Em áreas da metade Sul, Noroeste e Norte gaúcho, se mantém a chance para acumulados significativos no decorrer das próximas horas. As instabilidades continuam atuando na maioria das regiões e a partir da tarde a tendência é que voltem a intensificar a partir da Campanha e Centro do estado.

O alerta para volumes elevados de chuvas é acompanhado pela Defesa Civil do Município que tem um mapeamento de áreas de risco em Santa Maria, que abrangem todas as áreas administrativas, sendo as regiões Norte, Sul, Leste e Oeste, e também tem feita uma divisão por tipo de risco, baixo a médio e alto risco. O superintendente Adão Lemos explica que são verificadas cada área de risco com coordenadas geográficas com latitude e longitude, com isso, é possível verificar o raio dos riscos, ou seja, quantas casas podem ser atingidas.

“Nossa equipe está em constante atenção, pois no sistema de monitoramento da Defesa Civil há computado 107 áreas de riscos no Município, e estamos ainda na avaliação de acrescentar quatro locais que são riscos hidrológicos, alagamentos e inundações. Continuamos observando sempre alguns índices que são muito importantes para o monitoramento e alertas. O primeiro índice observado é a chuva acima de 15 milímetros em uma hora, que se pode ocasionar alagamentos ou inundações. Assim, nós dividimos o risco hidrológico em alagamentos por consequência e fato humano, como descarte irregular de lixo que causa o entupimento de bueiros. Já o risco hidrológico por inundação, é principalmente nos arroios e ruas da cidade. Outro índice que nós observamos também são chuvas acumuladas acima de 100 milímetros, que traz um alerta principalmente de risco geológico, ou seja, de erosão ou deslizamento. Outro índice observado são ventos acima de 50 km por hora que já começa trazer prejuízos e problemas para a nossa cidade”, comenta Adão Lemos.

Se você foi afetado ou conhece alguém que esteja precisando de auxílio, entre em contato por meio dos contatos no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp):

– Defesa Civil
(55) 99110-7940 (WhatsApp)
(55) 3174-1552 ramal 2

– Ciosp
(55) 99217-8122 (WhatsApp)
(55) 99167-4728 (WhatsApp)
(55) 99167-8452 (WhatsApp)

– Guarda Municipal 153

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo