EducaçãoSaúdeTrabalhoUFSM

UFSM. Manifestação contra criação da empresa gestora dos hospitais universitários

Reitor Müller, com os manifestantes, reiterou posição contrária ao projeto que está no Senado

Era o Dia Nacional de Lutas, envolvendo entidades sindicais federais diversas. No caso de Santa Maria, o foco foi a luta de servidores contra a aprovação do projeto de lei que cria a empresa gestora dos Hopsitais Universitários. Detalhes do que aconteceu no Campus você encontra no material produzido pela assessoria de imprensa da Seção Sindical dos Docentes (com a colaboração da Assufsm). O texto e a foto são de Fritz R. Nunes. Confira:

Tarde de protestos contra projeto dos HUs

…No dia nacional de luta contra o PLC 79/11, em apreciação no Senado Federal, que abre espaço para uma privatização gradativa dos Hospitais Universitários, a tarde foi de protesto na UFSM. Uma caminhada que envolveu dezenas de servidores técnico-administrativos da UFSM, da UFRGS, de estudantes, e de lideranças de outros sindicatos de Santa Maria, partiu da frente do prédio da reitoria por volta de 14h e se dirigiu até a frente do Hospital Universitário (HUSM). Durante a marcha, que passou pelo Centro de Ciências Rurais, o trânsito sobre a ponte que corta o campus chegou a ser interrompido por alguns minutos para que panfletos pudessem ser distribuídos aos motoristas, através dos quais todos são conclamados a pressionar os senadores a votarem contra o projeto de lei.

Poucos minutos antes da caminhada partir, em sua chegada ao prédio da Administração Central, o reitor, professor Felipe Müller, foi instado a falar. O dirigente da UFSM ressaltou que reafirmava a sua posição, que é contrária ao projeto de lei que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebseth), desde que essa posição foi tirada por unanimidade em reunião do Conselho Universitário, quando o atual projeto atendia por MP (Medida Provisória) 520. Müller disse ser contrário à existência de servidores contratados fora do Regime Jurídico Único, formato trazido tanto pela MP como pelo PLC 79, que prevê contratações pela CLT.

No ato público em frente ao HUSM, diversas lideranças sindicais se manifestaram, sendo algumas vinculadas ao Sindicato da Alimentação e dos Telefônicos. A atividade contou com apoio de entidades como a SEDUFSM, Cpers Sindicato, ASSUFRGS, CUT Regional, Coletivo Barricadas Abrem caminhos, entre outras.

Em sua manifestação, Bernadete Menezes, da Assufrgs, lembrou que a privatização do Hospital das Clínicas de Porto Alegre, citado como exemplo de modelo de gestão da…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo