DestaqueRegião

FAXINAL DO SOTURNO. Juiz determina que se faça nova eleição à Mesa da Câmara de Vereadores

Escolha da direção do parlamento municipal vira caso para o Poder Judiciário

Câmara de Vereadores de Faxinal do Soturno e a situação que passa a ser objeto de liminar concedida pelo magistrado da comarca

Por Gilberto Ferreira / Do blog do jornalista no Instagram

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) ajuizou um Mandado de Segurança contra um ato ilegal do Presidente da Câmara de Vereadores Geani Antônio Zanon (sem partido) alegando que, na ocasião, o Vereador havia sido eleito Presidente da mesa Diretora tão somente para um mandato tampão para o ano de 2022.

Ao final do ano de 2022, o então Presidente do Poder Legislativo de Faxinal do Soturno não realizou a eleição conforme previa o Regimento Interno e se autointitulou Presidente para 2023. A alegação do MDB é de que a legitimidade do mandato seria da Mesa Diretora escolhida ainda em 2021, que teria validade por dois anos.

Nesta quarta-feira (10) o Juíz da Comarca de Faxinal do Soturno, Rodrigo Antola Aita, concedeu medida liminar determinando imediatamente que na próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores seja realizada uma nova eleição para a composição da Mesa Diretora.

Em contato com o atual Presidente da Câmara, Geani Zanon, este disse que soube sobre a decisão através do assessor jurídico da Câmara, e que estaria fora do município até esta sexta-feira. Já o assessor jurídico, Altemir Feltrin, disse que soube sobre o despacho do Juiz ao final da tarde desta quarta-feira e está se inteIrando sobre o fato.

Feltrin afirmou também que entrará com uma ação para anulação da decisão pois, segundo ele, no Regimento Interno da casa legislativa não existe a forma de mandato tampão; quando o presidente renuncia, uma nova composição é escolhida por voto entre os pares da casa, nos princípios da legalidade, conforme consta no Regimento Interno.

PARA LER NO INSTAGRAM, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo