Por Laura Roratto / Prefeitura de Faxinal do Soturno
Nesta quinta-feira (18), o prefeito Clovis Alberto Montagner participou das atividades do Jardim da Proteção promovido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) na programação do Maio Laranja, nas escolas Paulo Freire e Santa Rita de Cássia.
O dia 18 de maio é marcado nacionalmente pelo Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Segundo o assistente social Rafael Almeida, “quando ocorre a violação de direitos, as relações de poder são estabelecidas na utilização de crianças e adolescentes para satisfazerem desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros. Envolvendo vários fatores de risco e vulnerabilidade social e econômica”.
Nesse contexto, a criança ou adolescente não é considerado sujeito de direitos, mas um ser que não possui humanidade e proteção.
“A violência sexual nesses casos ocorre tanto por meio do abuso sexual intrafamiliar ou interpessoal, como da exploração sexual. Crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, por estarem vulneráveis, se tornam mercadorias e, assim, são utilizadas nas modalidades de exploração sexual como: tráfico, pornografia, contexto da prostituição e exploração sexual no turismo”, salienta a psicóloga Fabiana Schot.
Por isso a importância de protegermos nossas crianças e adolescentes.
A Secretária da educação Simone Cancian Stieler reforça a importância das redes de apoio e proteção à criança e ao adolescente e de realizar denúncia em caso de suspeita ou conhecimento de abuso ou exploração.
Se tiver suspeita, conhecimento ou presenciar qualquer violação de direitos contra criança e adolescentes, denuncie! Disque 100 ou entre em contato com Conselho Tutelar, Polícia Civil, Brigada Militar mais próximo ou, ainda, pelo site da safernet na aba denuncie.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.