Por Pedro Pereira
Com participação do Santa Maria Soldiers, começa neste domingo (21) a quarta edição do Campeonato Gaúcho de Flag Football Feminino. Promovido pela Federação Gaúcha de Futebol Americano (FGFA), além das Soldadas, disputam a competição o Erechim Coroados – mandante -, o Lions Flag Football e as atuais campeãs do Carlos Barbosa Ximangos.
O Santa Cruz Chacais, que havia sido anunciado como parte do Gauchão, desistiu do torneio. No começo da temporada, a equipe se uniu ao Bulldogs FA, de Venâncio Aires e, dessa forma, se definiu que a primeira metade de 2023 do “novo clube” seria utilizada para a reformulação estratégica dos elencos.
Todas as partidas serão transmitidas no canal oficial do YOUTUBE do Coroados. Confira abaixo mais informações sobre a fórmula do campeonato e todas as datas e horários dos confrontos.
A PARTIR DE AMANHÃ, O SITE TRAZ TUDO SOBRE CADA TIME QUE DISPUTA O CERTAME
Formato
O certame será dividido em duas etapas: a primeira neste domingo (21), em Erechim, e a segunda no dia 25 de junho, em Carlos Barbosa. A separação do campeonato em datas distantes dá aos elencos mais tempo para recuperação e preparação, de acordo com a diretoria da FGFA.
Em grupo único, cada equipe se enfrenta na fase inicial deste fim de semana para, no mês que vem, ser realizado o mata-mata. Como há apenas quatro times disputando o Gauchão, todos avançam. Ou seja, estes primeiros jogos servem apenas para determinar a colocação de cada elenco na próxima etapa.
Partidas
Etapa 1 – Erechim
Erechim Coroados X Carlos Barbosa Ximangos – 8h30min
Santa Maria Soldiers X Lions Flag Football – 9h30min
Santa Maria Soldiers X Erechim Coroados – 11h30min
Lions Flag Football X Carlos Barbosa Ximangos – 13h30min
Erechim Coroados X Lions Flag Football – 15h30min
Santa Maria Soldiers X Carlos Barbosa Ximangos – 16h30min
Etapa 2 – Carlos Barbosa
1º colocado X 4º colocado (semifinal 1) – 9h30min
2º colocado X 3º colocado (semifinal 1) – 10h30min
Disputa de 3º lugar – 14h
Grande Final – 15h
A chance de retomar a soberania
Esta é a oportunidade do Santa Maria Soldiers retornar ao topo do flag football gaúcho. Até 2022, as Soldadas eram as únicas a levantarem taças na história do esporte no Estado. De 2017 a 2019 – Em 2020, as atividades foram interrompidas por conta da pandemia –, foram cinco: três edições da Copa RS, uma por temporada, e o bicampeonato do Campeonato Gaúcho, nos dois últimos anos.
A ascensão das gurias do Ximangos no período de retorno das competições, que já era notável no fim de 2019, foi um dos fatores que contribuiu para a queda do “Exército”. O convite da Federação ao Desterro Atlantis, de Florianópolis, para participar dos torneios estaduais de 2022 também foi um ponto chave para o insucesso das Soldadas.
A histórica quarterback do Soldiers, Eduarda Santi, passou a temporada passada afastada mas, agora, volta ao elenco inclusive na coordenação ofensiva da comissão técnica. A líder do ataque entende que as oponentes não serão derrubadas facilmente, mas garante que o esquadrão santa-mariense dará trabalho.
“Eu acredito que vamos vencer. Confio muito na equipe, nós estamos preparadas. Claro que não vai ser simples, os outros times também estão evoluindo. Vamos nos dedicar ao máximo, usando toda a nossa experiência e força”, declarou Eduarda.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.