DestaquePolítica

BASTIDORES. Novo e a eleição, ESA, emendas impositivas, uniformes escolares e Aluno Nota 10

Em 2020, os novistas não apresentaram nenhum candidato em Santa Maria

Por Maiquel Rosauro

O partido Novo vai dar a largada para as eleições 2024, em Santa Maria, neste sábado (3), às 9h, no Itaimbé Palace Hotel. As três principais lideranças do partido estarão na cidade para debater o tema.

O café da manhã (por adesão) terá a presença do deputado federal Marcel Van Hattem, do deputado estadual Felipe Camozzato e do ex-deputado estadual Giuseppe Riesgo.

“Estamos dando a largada rumo às eleições de 2024, nossa cidade pode muito mais e o NOVO não irá se eximir de pautar a política santa-mariense com ética, liberdade e responsabilidade”, diz texto que acompanha o convite divulgado via WhatsApp.

A postura adotada pelo partido vai no sentido contrário ao que ocorreu em 2020, quando a legenda conhecida pela cor laranja amarelou e não apresentou sequer um único candidato em Santa Maria, mesmo contando com toda a vitrine de Riesgo na Assembleia Legislativa.

Escola de Sargentos

A Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira do Exército (ESA) ainda não saiu do papel na região metropolitana do Recife, em Pernambuco. Em 2021, o local desbancou Santa Maria e foi escolhido como sede da instituição. O problema é que a área que sediará a escola está em uma área de proteção ambiental, fato que tem sido criticado por ambientalistas que pressionam por uma mudança de endereço.

Porém, Santa Maria não deve se animar. Não é cogitada a hipótese da ESA deixar Pernambuco. A governadora Raquel Lyra (PSDB) criou um grupo de trabalho para avaliar os impactos da obra.

O projeto é orçado em R$ 1,8 bilhão e há contrapartida de mais de R$ 110 milhões do governo pernambucano.

Emendas impositivas

Na terça (30), os vereadores de Santa Maria aprovaram projeto de Tony Oliveira (Podemos) que aumenta o percentual das emendas impositivas dos vereadores de 1,2% da Receita Corrente Líquida (RCL) do Orçamento do Município para 2%. Apenas Pablo Pacheco (PP) votou contra a proposta.

Uniformes escolares

Também na terça (30), por unanimidade, os parlamentares aprovaram projeto do Poder Executivo que autoriza a Prefeitura de Santa Maria a adquirir uniformes para os alunos da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa prevê que os estudantes sejam contemplados com um kit anual, sendo distribuído a cada início de ano letivo.

Aluno Nota 10

Nesta quinta (1º), os vereadores votam projeto de Paulo Ricardo Pedroso (PSB) que confere a medalha “Aluno Nota 10” aos estudantes do 5º ao 9º ano que obtiveram a maior média entre todos os estudantes do mesmo ano escolar das Escolas Municipais de Ensino Fundamental.

Se aprovada, a honraria será entregue anualmente em sessão solene na Câmara.

“Este projeto visa estimular o interesse dos alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal pelos estudos, através de homenagens àqueles que alcançaram as melhores notas no decorrer do ano letivo, contribuindo com a qualidade de ensino do Município”, diz Paulo Ricardo na justificativa do projeto.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Desbancou Santa Maria e outra cidade no Paraná. Quando rolou boato aqui dos problemas ambientais a bancada pernambucana se reuniu com o atual ministro da defesa e outros lideres militares. Outro ponto foram as contrapartidas do governo do estado, mas já existem emendas parlamentares para ajudar no processo. O comandante geral do exército informou que estão elaborando o plano diretor, fazendo levantamento topografico e sondagens no solo. Resumo da ópera é que algumas criaturas da aldeia precisam da projeção de um futuro melhor para justificar a paralisia e a decadencia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo