Da Assessoria do PDT na Região Central / Com foto de Divulgação
Inspirado no Movimento Diretas Já, que mobilizou trabalhistas na década de 1980 em todo o Brasil, o prefeito de São Sepé, João Luiz dos Santos Vargas, começou mobilização junto aos municípios que sofrem atualmente intervenção da Executiva Estadual através da nomeação de Comissões Provisórias para dirigir o partido.
O PDT definiu que as convenções municipais acontecerão entre 15 de junho a 15 de julho desse ano, mas alguns municípios do interior não poderão abrir a escolha dos dirigentes pelos filiados, sem contar com a anuência da direção estadual.
É o caso, por exemplo, de São Gabriel, em que o partido atualmente é comandado por um grupo sem a simpatia dos vereadores do partido e sem a validação por parte do diretório municipal que existia. Na noite da quinta-feira, 15, João Luiz Vargas esteve reunido com pedetistas gabrielenses, entre eles os vereadores Pepeca Bertazzo, Irio Trindade e Sildo Cabreira. O prefeito sepeense será o porta-voz do grupo que pede eleição direta e convenção no município.
Além do movimento em São Gabriel, Vargas já foi chamado para mediar tratativas semelhantes em Rio Grande, Santa Maria e Porto Alegre. “Queremos mediar esta situação e evitar conflito. Em caso de dúvida, temos que por o povo na jogada. Democracia se faz pelo voto, por isso que há 40 anos estamos clamando por eleições diretas”, disse o prefeito de São Sepé.
Onde foi parar o PDT de Itagiba, capital do partido é São Sepé. Com um pe de eucalipto de 71 anos.