Por Maiquel Rosauro
A Procuradoria Jurídica da Câmara de Vereadores de Santa Maria exarou parecer favorável à tramitação do Projeto de Lei 9628/2023, de autoria de Paulo Ricardo Pedroso (PSB), que proíbe a nomeação, em cargos de comissão (CCs), de pessoas condenadas por racismo. Embora o parecer seja opinativo – sem força para trancar a pauta – a análise oferece uma segurança jurídica para o voto decisivo dos parlamentares.
Caso o projeto venha a se tornar lei, a proibição irá abranger os poderes Legislativo e Executivo de Santa Maria.
PSD
Militantes do PSD de Santa Maria se reuniram na noite de segunda-feira (24), no Plenarinho da Câmara de Vereadores. A legenda está renovada em Santa Maria. No mês passado, Jorginho Leal assumiu a presidência da Comissão Provisória no lugar de Hilton Junior.
“Celebramos as novas filiadas e filiados à família do PSD, o que nos traz a certeza de que estamos trilhando o caminho correto na defesa de nossos valores e no atendimento aos interesses daqueles que representamos”, postou Leal no Facebook.
Carrão
O suplente de vereador pelo PDT, Tiago Carrão, que na semana passada anunciou sua saída do pedetismo, ainda não sabe qual será o seu destino político.
“Tenho vários convites de partidos, mas ainda nada definido, neste momento não tenho pretensão em concorrer novamente a vereador, mas tenho até outubro para tomar uma posição”, afirma Carrão.
Na sexta-feira (21), Carrão esteve reunido com o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) para conversar sobre 2024 e o futuro de Santa Maria.
À espera de Bisogno
O União Brasil (UB) está de portas abertas para o ex-vereador Marcelo Bisogno (PDT). A legenda, que já recebeu o sim do ex-prefeito José Haidar Farret (sem partido), deverá ter formada sua nova nova Executiva Municipal durante o mês de agosto.
Conforme o coordenador regional da sigla, Ronei Gamboa, lideranças de outras siglas também foram convidadas para ingressar no UB. Para formar a Executiva, que terá entre 7 e 15 membros, o objetivo é mesclar nomes novos com atuais dirigentes que não estejam no governo de Jorge Pozzobom (PSDB).
“Após a aceitação ou não, queremos sentar com o pessoal atual do UB que não esteja em cargo do governo Pozzobom, para aí sim, dentro desses nomes, montar a Executiva. Acredito que nos próximos 15 dias os nomes já estejam no Tribunal Regional Eleitoral. Depois, mais uns 30, 40 dias (vamos promover) um grande evento em Santa Maria com a vinda das nossas lideranças estaduais”, disse Gamboa.
Hoje, há uma legião de lideranças do UB no governo municipal, entre eles: o vice-prefeito, Rodrigo Decimo; o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, e o adjunto da pasta, Jair Binotto – primeiro presidente municipal da sigla; o assessor superior do prefeito, Eloi Irigaray; o secretário adjunto de Licenciamento e Desburocratização, Guilherme Badke; e o superintendente de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeferson Nunes.
Além disso, a sigla também é a casa do vereador Manoel Badke – Maneco, ex-DEM; e da ex-vereadora Cida Brizola, oriunda do Progressistas.
Projeto avança, será aprovado e também completamente inócuo. PDT uma nau que afunda.