Por Eloisa Uliana / Prefeitura de Cachoeira do Sul
Em reunião na quarta-feira (5) com a secretária Helena Maria Andrey, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC), a Comissão Pró-Medicina Cachoeira do Sul recebeu a confirmação de que o edital para a abertura de novos cursos de Medicina em todo país sairá no início de agosto.
A secretária Helena e sua equipe responderam algumas dúvidas da comitiva e confirmaram que o edital será amplo, inteligente e inclusivo. Todos os dados para credenciamento do município estarão no edital e o prazo para Cachoeira se candidatar será de 90 a 120 dias.
Helena elogiou o formato da comissão comunitária de Cachoeira e a mobilização que o município está fazendo, inclusive com a viagem a Brasília.
Os representantes da Comissão apresentaram alguns dados importantes sobre a cidade, como o envelhecimento e redução da população, a presença de comunidades quilombolas e indígenas, além de dados relevantes sobre a saúde regional e do HCB, como a existência de referências regionais de neurocirurgia e oncologia e as residências médicas já disponibilizadas.
Curso de medicina dá o diploma. Já médico/medica é outra coisa. Muitos ‘medicos’ miojo por aí.