Por Maiquel Rosauro
O vereador Tubias Callil (MDB) anda saudoso com o Festival Internacional de Balonismo de Santa Maria, evento que ocorreu entre 2009 e 2016, no governo do então prefeito Cezar Schirmer (MDB). O emedebista protocolou um projeto de lei que busca inserir a festividade no Calendário Oficial de Eventos do Município.
Na prática, o efeito da proposta tende a ser zero. Ter um evento inserido no Calendário Oficial não significa nada. Nesta terça-feira (25), por exemplo, é comemorado o Dia Municipal do Taxista (Lei 5498/2011) e é a Data Comemorativa da Colônia Alemã (Lei 5557/2011). Quantas celebrações serão realizadas hoje para marcar as datas?
Inútil ou não, o projeto determina que o festival ocorra, preferencialmente, no mês de maio. A matéria não diz quem seria o responsável pela organização.
“O Festival Internacional de Balonismo no Coração do Rio Grande trará mais visibilidade e fixará essa identidade ao município, gerando ainda mais divulgação e marketing da cidade central do Estado, mais emprego e momentos de alegria e diversão para toda a população. Investir no Festival é investir no turismo, é incentivar uma iniciativa que oferece excelente retorno para a economia local e, mais do que isso, é investir em boas lembranças para todos que passam por aqui”, justifica Tubias.
O evento ocorria no Parque Municipal Jockey Club, na região Oeste de Santa Maria e foi uma das principais marcas do governo Schirmer. Porém, foi descontinuado com Jorge Pozzobom (PSDB), que também abandonou o Parque da Jockey, área que foi totalmente saqueada nos últimos anos.
“A partir de 2017, na atual gestão, o festival foi extinto, mas o município tem saudades da beleza do céu colorido por balões”, diz o saudoso vereador na Justificativa do projeto.
Tobias precisa ligar o GPS do celular dele. Aparelho dos edis é bastante bom.