DestaqueEsporte

FUTEBOL AMERICANO. Almirantes de Itajaí volta à Conferência Sul renovado e preparado para ir longe

Sem torneio catarinense, estreia do Esmeraldino em 2023 será na Liga BFA

Novidades no elenco e no comando técnico definem avanço ao mata-mata como objetivo da equipe (Foto A.M.A Photos Sports/Divulgação)

Por Pedro Pereira

De cara nova, mas com a mesma garra. O Almirantes FA, uma vez conhecido como Itajaí Almirantes, é o representante da Região Litoral Norte de Santa Catarina na Conferência Sul da Liga Brasileira de Futebol Americano (BFA) deste ano. O leitor pode conhecer como foi o processo de criação da equipe aqui, como também ler o guia do Nacional de 2023.

Com um elenco defensivo potente e um ataque em evolução, o clube itajaiense quer mostrar o quanto está superior ao Almirantes que estreou em torneios brasileiros no ano de 2022. Ainda que a temporada já tenha começado para muitos times com a disputa de competições estaduais, a volta aos gramados do Esmeraldino de Itajaí será somente agora, em “solo nacional”.

Estreia “postergada” e elenco habilidoso

Diferente do Paraná e do Rio Grande do Sul, que são contemplados com o Campeonato Paranaense e o Campeonato Gaúcho, respectivamente, o estado de Santa Catarina não tem um certame para chamar de seu desde o início da pandemia. Para o head coach do Almirantes, Igor Nardini, que assumiu o cargo de comandante neste ano, isso não é um fator negativo para o esquadrão.

De acordo com o treinador, enquanto algumas equipes do Brasil inteiro começam os torneios nacionais precisando se preocupar com jogos de outras competições, os catarinenses evitam perder jogadores para problemas físicos e conseguem focar somente na Liga BFA. “Eu sempre fui contra a participação em campeonatos estaduais para times que visam chegar aos playoffs do campeonato brasileiro. O elenco chega ao Nacional com várias lesões e já muito cansado, além de ter uma pré-temporada muito reduzida”, comentou Nardini.

O clube da cidade de Itajaí, por exemplo, terá sua estreia em 2023 somente no quarto e penúltimo sábado de julho, dia 22. Na Conferência Sul do ano passado, o Esmeraldino avançou ao wild card (repescagem) com o saldo de 3 vitórias e 1 derrota. Nesta primeira fase do mata-mata, venceu o Canoas Bulls por 42 a 12 e, nas semifinais, caiu para a equipe que se tornaria o grande campeão da BFA, Timbó Rex, pelo placar de 41 a 0.

Segundo o comandante do Almirantes, o ponto forte do elenco será o combate aos esquemas ofensivos adversários, uma vez que estarão “chegando com uma defesa sólida, comprometida e dedicada como um todo”. O esquadrão de ataque, por sua vez, segue em constante crescimento e, para o técnico, estará melhor que o do ano passado com a chegada do running back estadunidense Irvin Riley III, o Kani, e a permanência do experiente quarterback Leandro Carraro. Além disso, “alguns outros nomes chegaram para subir ainda mais o nível do time”, concluiu Nardini.

Na temporada passada, o Almirantes chegou às semifinais e perdeu para o campeão Timbó Rex (Foto A.M.A Photos Sports/Divulgação)

Rosto conhecido

Uma das novidades, como citado pelo head coach, é o ex-jogador do Santa Maria Soldiers, multicampeão estadual Fabrício Ziegler, que também ajudou o “Exército” na conquista da Copa RS de 2016, como também da Conferência Sul da Liga Nacional (segunda divisão brasileira, na época) da mesma temporada. O defensive back chegou ao Almirantes em maio de 2023 após 9 anos no elenco verde-preto.

O clube de Itajaí é o segundo esquadrão que o atleta representa na carreira – Ziegler, que começou no futebol americano no segundo semestre de 2013, vestiu somente o camuflado dos Soldados de até 2022. O defensor conta que assistia a jogos da NFL (liga norte-americana da modalidade) e, certo dia, decidiu ver um jogo do Soldiers pessoalmente. Logo depois, começou a jogar pela equipe.

Questionado sobre a expectativa para enfrentar seus antigos companheiros e seu antigo clube, o jogador define a sensação como “diferente”. “É muito estranho depois de quase 10 anos jogando no mesmo time, estar em outro. Mas o Almirantes me recebeu bem demais e eu simplesmente vou entrar pra praticar o meu melhor futebol americano independente do adversário, como sempre”, declarou Ziegler.

Fabrício Ziegler foi jogador do Soldiers de 2013 a 2022 e auxiliou a equipe na conquista de diferentes títulos (Foto Arquivo pessoal)

A estrada antes de Almirantes X Soldiers

O defensive back do Esmeraldino e ex-Soldiers acredita que a partida entre os santa-marienses e os itajaienses será “de alto nível técnico, muito disputada e boa de jogar”. Contudo, o confronto será o último das equipes pela etapa inicial da Conferência Sul da Liga BFA, no dia 23 de setembro, no Coração do Rio Grande.

Antes, o Almirantes encara o Istepôs FA, no dia 22 de julho, fora de casa. Na sequência, o elenco de Itajaí recebe o Timbó Rex, em 19 de agosto, e,no dia 9 de setembro, vão até a Serra Gaúcha enfrentar o União da Serra. Mais informações sobre os jogos, como horários, locais e transmissões, serão informadas em breve.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo