DestaqueEsporte

FUTEBOL AMERICANO. Se aproxima a estreia do Soldiers na luta por título da Conferência Sul da BFA

Confira o guia do certame, e também a história de cada equipe participante

“Soldados” de Santa Maria iniciam caminhada pelo inédito título no Estádio dos Eucaliptos (Foto Gabriel Haesbaert/Divulgação)

Por Pedro Pereira

Passado o Campeonato Gaúcho, começa a Conferência Sul da Liga Brasileira de Futebol Americano (BFA) de 2023. Embora o torneio nacional comece neste sábado (1º), com partidas dos grupos da Região Centro-Oeste e do Nordeste, a chave com equipes do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, como o Santa Maria Soldiers e o Timbó Rex, se inicia apenas no próximo sábado (8). A competição é organizada pela Associação dos Clubes de Futebol Americano do Brasil (ACFA).

Diferente da edição passada, que contou com a participação do Moon Howlers, da cidade de São José dos Pinhais, nenhuma equipe do estado do Paraná fará parte do Regional deste ano. Ao lado dos últimos finalistas do campeonato, Soldiers e Rex, disputam o certame: União da Serra, de Farroupilha, Rio Grande do Sul; Istepôs FA, de Florianópolis (antes de São José), Santa Catarina; e Almirantes FA, de Itajaí, Santa Catarina.

SITE TRAZ TUDO SOBRE CADA TIME, INICIANDO PELO ALMIRANTES FA, DAQUI A INSTANTES

Formato

Na fase inicial da Conferência Sul, todo time joga somente uma vez contra cada adversário. Ao final, os quatro elencos melhores posicionados na tabela, a partir da quantidade de vitórias, avançam às semifinais. Nesta etapa, o 1ª colocado enfrenta a 4º, enquanto o 2º enfrenta o 3º. Os vencedores destes duelos decidem o título do torneio regional. O mando de campo em todo o mata-mata será da equipe melhor colocada no ranking de classificação.

Em eventual empate no número de jogos vencidos, a classificação dos clubes será definido pelos seguintes critérios de desempate, em ordem: triunfo no confronto direto; maior força de tabela (determinado a partir da soma das vitórias de cada adversário da equipe dividida pela soma da quantidade de jogos realizados por time); e menor número de pontos cedidos nas partidas. Neste caso, se mais de dois esquadrões estiverem envolvidos, impera o maior valor de força de tabela.

O campeão da Conferência Sul se classifica para as semifinais nacionais e disputa a vaga para o Brasil Bowl V (nome dado à grande final da competição) contra a equipe vencedora da Conferência Nordeste, nos domínios da adversária. Caso o time da Região Sul avance, a prioridade de mando de campo da decisão do título da Liga BFA de 2023 é dele – por exemplo: caso o Soldiers chegue à semi e derrote o rival nordestino, a final do certame deve ser em Santa Maria.

Santa Maria Soldiers e T-Rex disputaram as duas últimas decisões de título da Conferência Sul (Foto Gabriel Haesbaert/Divulgação)

Confrontos (mandantes à esquerda)

8 de julho

Santa Maria Soldiers X Istepôs FA – às 14h, no Estádio dos Eucaliptos

Timbó Rex X União da Serra – às 17h, no Complexo Esportivo de Timbó

HORÁRIOS E LOCAIS OFICIAIS DAS DEMAIS PARTIDAS SERÃO ANUNCIADOS EM BREVE

22 de julho

Istepôs FA X Almirantes FA

29 de julho

Santa Maria Soldiers X Timbó Rex

19 de agosto

Almirantes FA X Timbó Rex

União da Serra X Santa Maria Soldiers

9 de setembro

União da Serra X Almirantes FA

Timbó Rex X Istepôs FA

23 de setembro

Almirantes FA X Santa Maria Soldiers

Istepôs FA X União da Serra

Mais uma chance de conquistar o Sul

Esta será a quinta edição da Liga Brasileira de Futebol Americano. A primeira Conferência Sul, disputada em 2017, teve como finalistas o Santa Maria Soldiers e o Coritiba Crocodiles. Na ocasião, o “Exército” recebeu o Coritiba Crocodiles, que hoje disputa o Campeonato Brasileiro de Futebol Americano – diferente da BFA -, e foi derrotado por 35 a 6, no Estádio Presidente Vargas.

No ano seguinte, os santa-marienses deram adeus ao torneio na semifinal após perderem para o Timbó Rex, por 10 a 0, na casa dos adversários. O título foi decidido pelos catarinenses e, mais uma vez, pelo Crocodiles. O T-Rex se consagrou campeão da Conferência Sul pela primeira vez em 2018 ao ganhar dos paranaenses por 21 a 20, em casa.

Na temporada de 2019, os Soldados voltam a marcar presença na grande final do Regional. Entretanto, assim como em duas edições antes, foram derrotados. Os adversários da vez foram os timboenses, que venceram o Soldiers por 48 a 28, na cidade de Indaial, Santa Catarina. Em 2022, o roteiro foi o mesmo.

No ano de retorno das práticas de futebol americano no país que, em virtude da pandemia, precisaram ser paralisadas por duas temporadas, o “Exército” e a equipe de Timbó duelaram na grande final da Conferência Sul. O representante de Santa Maria caiu, para o Rex, pelo placar de 48 a 0, que, pela primeira vez, se consagraria campeão da Liga BFA.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo