LUNETA ELETRÔNICA. Futuro do transporte coletivo, asfalto, efeitos do ciclone e veículos para Defesa Civil
Governador em exercício Gabriel Souza foi a três cidades atingidas pelo ciclone
Por Paulo André Dutra
* Quer conhecer, propor e debater o futuro do transporte coletivo de Santa Maria? No dia 24 de julho, às 18 horas, a Câmara de Vereadores sedia uma audiência pública sobre o assunto.
* Durante o encontro, serão apresentadas as condições gerais que devem orientar o processo de licitação da exploração do sistema de transporte coletivo por ônibus urbano e distrital.
* Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, as audiências, incluindo as 12 de 2022, ajudam a “adequar o plano do transporte público coletivo à realidade e à necessidade das pessoas”.
* A futura licitação terá 20 linhas, exigirá a unificação das tarifas urbanas e distritais, padrão de qualidade dos ônibus, adoção de tecnologia na cobrança, videomonitoramento, aplicativo para acompanhamento dos horários, dentre outras inovações.
* Em contrapartida, o município deverá investir em infraestrutura, como um novo terminal na Rio Branco, instalação de corredores preferenciais e a articulação para a Faixa Nova e a Faixa Velha.
* O novo contrato terá duração de 10 anos. Antes de ser publicado, o edital ainda será avaliado pelo Tribunal de Contas.
* Três dos municípios mais atingidos pelo ciclone extratropical nos últimos dias foram visitados nesta sexta-feira (14) pelo governador em exercício, Gabriel Souza.Campo Novo, Sede Nova e Humaitá ficam na região noroeste.
* Junto com o chefe da Casa Militar e Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, Souza percorreu bairros, escolas e estradas, conversando com as pessoas.
* “Viemos aqui trazer a solidariedade do governo do Estado e também conferir quais são as principais necessidades da população mais afetada neste momento”, disse o governador em exercício.
* Falando em Defesa Civil, a coordenadoria de Santa Maria recebeu reforço nesta sexta-feira: um caminhão Volkswagen 13-180 e uma van Fiat Ducato.
* Foram doados pela Receita Federal, após serem apreendidos em operações. O órgão municipal passa a ter oito veículos em sua frota.
* Mais uma novidade sobre pavimentação asfáltica na cidade. Desta vez no Campestre do Menino Deus, em 700 metros da Rua Garibaldi Luiz Schmitz.
* O edital de licitação está aberto para a escolha da empresa executora da drenagem pluvial, sinalização viária e asfaltamento.
* Serão investidos R$ 2.964.146,53, sendo parte dos recursos com origem no Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa II) e o restante de outros recursos vinculados.
* As propostas devem ser entregues no dia 3 de agosto, às 10 horas, na Sala de Licitações. Mais informações AQUI.
Audiencias publicas não tem Ibope. Realidade mudou mas vão manter o mesmo modelo de antes. Unica diferença é adoção de ‘tecnologia cosmética’.