Por Maiquel Rosauro
Os vereadores de Santa Maria aprovaram, na sessão da última quinta-feira (10), projeto do vereador Admar Pozzobom (PSDB) que estabelece o uso opcional do cordão de girassol, na cor verde, como símbolo para identificação da pessoa com deficiência oculta no município. Com o uso do adereço, a pessoa com deficiência terá assegurados os direitos a atenção especial e a atendimento prioritário e humanizado.
“As deficiências ocultas são aquelas que podem não ser percebidas de imediato, como surdez, autismo, deficiências cognitivas, entre outras”, disse Admar na defesa da proposta.
A lei abrange pessoas que, conforme laudo ou atestado médico, possuem impedimento de longo prazo, de natureza mental, intelectual ou sensorial que possa impossibilitar sua participação plena e efetiva na sociedade.
Após a lei ser sancionada pelo prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), haverá 90 dias para que repartições públicas, empresas prestadoras de serviços públicos e estabelecimentos privados (supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes, shoppings, lojas…) se adaptem à legislação.
Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi presenteado com camisetas do Internacional de Santa Maria pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta. Foram duas camisetas entregues, uma preta e uma vermelha com o número 13.
Janja
O influencer santa-mariense Luiz Henrique Oliveira – Barbudinho participou de um encontro com influenciadores e a primeira-dama Janja Lula da Silva, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro, na sexta-feira (11). Também estiveram presentes nomes como o pastor Kleber Lucas, a ex-BBB Hana Kalil, a atriz Bárbara Paz, a escritora Elisa Lucinda e o jornalista Rene Silva, do Complexo do Alemão.
Mais um motivo para não torcer para o interzinho. Quem não gostar pode ir se lascar. Para ser educado.