LUNETA ELETRÔNICA. Concursos para professores, exportações do agronegócio, Castramóvel em SM…
E também: o Festival da Cerveja Artesanal e o CPERS e a decisão do governo

Por Paulo André Dutra
* Novo concurso surge no horizonte para a educação estadual, com previsão para o primeiro semestre de 2024, anunciou o Governo do Estado.
* E tem mais. Para 2025, está projetado um novo certame com mais 3 mil vagas. Eles vão se somar ao processo seletivo com 1,5 mil vagas que já está em andamento, com homologação prevista para o final de 2023.
* Foi encaminhado à Assembleia Legislativa um projeto de lei que autoriza a ampliação da possibilidade de contratação de professores temporários. São 3.600 professores e 563 supervisores.
* Segundo o CPERS, apesar de positivo, o anúncio “nem de longe recompõe as reais necessidades” da educação gaúcha. A entidade cobra concurso para funcionários e a valorização salarial.
* “Outra realidade a ser considerada, é o desinteresse da população para o ofício de educador(a), devido aos anos de desvalorização salarial e a sucessiva retirada de direitos da categoria”.
* As vendas externas do agronegócio do Rio Grande do Sul no segundo trimestre de 2023 atingiram US$ 3,54 bilhões, pouco abaixo (-0,9%) do registrado no mesmo período do ano passado.
* O agronegócio foi responsável por 69,3% das exportações totais do Estado no trimestre. Os dados estão no boletim Indicadores do Agronegócio do RS.
* Complexo soja e setor de fumo tiveram as maiores altas. Em queda, produtos florestais e carnes.
* Apesar disso, no total do primeiro semestre as exportações do setor registraram alta de 2,7%.
* Acabou a Calourada, mas a estrutura da gare está reservada para outro evento neste final de semana. Será o 4º Festival da Cerveja Artesanal neste sábado e domingo (12 e 13).

* No sábado das 14h à meia-noite, e no domingo, das 14h às 23h, terá participação de 14 cervejarias e 84 torneiras de chopp artesanal.
* Com entrada e estacionamento gratuitos, o festival terá shows e espaçou gourmet. O local também contará com área protegida com segurança privada e ambulância.
* A prefeitura abre novo prazo para inscrições no cadastro para cirurgias de ovariohisterectomia no Castramóvel. O serviço é para fêmeas caninas e felinas de famílias inscritas no CadÚnico.
* Interessados em utilizar o serviço gratuito deverão realizar o cadastro no dia 25 de agosto, das 14h às 17h, no hall da Prefeitura. Serão distribuídas 60 senhas por ordem de chegada. Mais informações AQUI.
Agronegócio não precisa de confete e serpentina, todos sabem da importancia, ponto pacifico. Eis uma questão mais premente. Montadoras do mundo decidiram partir para o carro elétrico (exceção talvez seja a Toyota). Porém com uma transição utilizando carros hibridos. Exceção é a GM, declararam que vão direto. Gostem ou não, com problemas ou não, a opinião que conta é a de quem decide. Tupiniquins tem baixa produtividade, logo baixo poder aquisitivo. Carro eletrico é caro. RS tem montadora GM. É um processo de decadas. Alem disto os chineses estão chegando com força, carros mais pé de boi e mais baratos.