DestaqueEstadoSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Concursos para professores, exportações do agronegócio, Castramóvel em SM…

E também: o Festival da Cerveja Artesanal e o CPERS e a decisão do governo

Concurso anunciado pelo Piratini, que não inclui funcionários, não supre necessidades da rede, diz o sindicato (Foto Divulgação/CPERS)

Por Paulo André Dutra

* Novo concurso surge no horizonte para a educação estadual, com previsão para o primeiro semestre de 2024, anunciou o Governo do Estado.

* E tem mais. Para 2025, está projetado um novo certame com mais 3 mil vagas. Eles vão se somar ao processo seletivo com 1,5 mil vagas que já está em andamento, com homologação prevista para o final de 2023.

* Foi encaminhado à Assembleia Legislativa um projeto de lei que autoriza a ampliação da possibilidade de contratação de professores temporários. São 3.600 professores e 563 supervisores.

* Segundo o CPERS, apesar de positivo, o anúncio “nem de longe recompõe as reais necessidades” da educação gaúcha. A entidade cobra concurso para funcionários e a valorização salarial.

* Outra realidade a ser considerada, é o desinteresse da população para o ofício de educador(a), devido aos anos de desvalorização salarial e a sucessiva retirada de direitos da categoria”.

* As vendas externas do agronegócio do Rio Grande do Sul no segundo trimestre de 2023 atingiram US$ 3,54 bilhões, pouco abaixo (-0,9%) do registrado no mesmo período do ano passado.

* O agronegócio foi responsável por 69,3% das exportações totais do Estado no trimestre. Os dados estão no boletim Indicadores do Agronegócio do RS.

* Complexo soja e setor de fumo tiveram as maiores altas. Em queda, produtos florestais e carnes.

* Apesar disso, no total do primeiro semestre as exportações do setor registraram alta de 2,7%.

* Acabou a Calourada, mas a estrutura da gare está reservada para outro evento neste final de semana. Será o 4º Festival da Cerveja Artesanal neste sábado e domingo (12 e 13).

Para cadastro no Castramóvel, interessados precisam ter todos os documentos. Cada família pode inscrever uma fêmea canina ou felina para o procedimento (Foto Ariéli Ziegler/Prefeitura)

* No sábado das 14h à meia-noite, e no domingo, das 14h às 23h, terá participação de 14 cervejarias e 84 torneiras de chopp artesanal.

* Com entrada e estacionamento gratuitos, o festival terá shows e espaçou gourmet. O local também contará com área protegida com segurança privada e ambulância.

* A prefeitura abre novo prazo para inscrições no cadastro para cirurgias de ovariohisterectomia no Castramóvel. O serviço é para fêmeas caninas e felinas de famílias inscritas no CadÚnico.

* Interessados em utilizar o serviço gratuito deverão realizar o cadastro no dia 25 de agosto, das 14h às 17h, no hall da Prefeitura. Serão distribuídas 60 senhas por ordem de chegada. Mais informações AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Agronegócio não precisa de confete e serpentina, todos sabem da importancia, ponto pacifico. Eis uma questão mais premente. Montadoras do mundo decidiram partir para o carro elétrico (exceção talvez seja a Toyota). Porém com uma transição utilizando carros hibridos. Exceção é a GM, declararam que vão direto. Gostem ou não, com problemas ou não, a opinião que conta é a de quem decide. Tupiniquins tem baixa produtividade, logo baixo poder aquisitivo. Carro eletrico é caro. RS tem montadora GM. É um processo de decadas. Alem disto os chineses estão chegando com força, carros mais pé de boi e mais baratos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo