LUNETA ELETRÔNICA. Taxa cemiterial, Leite e os recursos para o Sul do País, animais na Expointer…
Santa Maria e municípios da região premiados em ranking do Tesouro Nacional
Por Paulo André Dutra
* Santa Maria conquistou o selo “Qualidade da Informação Contábil e Fiscal – 2023” pela qualidade e consistência de dados fiscais e contábeis enviados ao Tesouro Nacional.
* Os dados são do Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).
* Cidade ficou na 3ª posição na categoria “municípios com mais de 100 mil habitantes, que não sejam capitais de estados”. Além disso, alcançou o 13º lugar no ranking geral.
* Faxinal do Soturno também está entre os municípios reconhecidos. O município da Quarta Colônia conquistou o 3
º lugar dentre os até 100 mil habitantes e o 4º lugar no geral.
* Nos 50 primeiros lugares do ranking geral figuram também Dona Francisca e Tupanciretã dividindo o 21º lugar; Paraíso do Sul em 37º; Agudo em 39º; Santana da Boa Vista em 47º; e Nova Palma em 49º.
* O ranking é uma publicação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão subordinado ao Ministério da Fazenda. Os dados foram publicados no Diário Oficial da União nesta semana.
* Os governadores que integram o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (RS, SC, PR, MG, SP, RJ e ES) se reuniram na manhã desta quinta-feira (17). O principal tópico foi a Reforma Tributária.
* O governador Eduardo Leite defende o aumento de 13% para 25% do percentual da divisão dos recursos do Fundo de Desenvolvimento Regional.
* “No caso do Rio Grande do Sul, isso significaria ampliar a fatia de R$ 400 milhões para R$ 1,2 bilhão ao ano”, afirma. A próxima edição do Cosud será em São Paulo entre 19 e 21 de outubro.
* 4.275 animais inscritos para a 46ª Expointer começam a chegar ao Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na segunda-feira (21/8).
* O principal evento do agro gaúcho começa em 26 de agosto e vai até 3 de setembro.
* De argola (criados a galpão para participação em exposições e provas) são 3.480 animais inscritos. Bovinos, zebuínos e bubalinos representam 36% do total.
* Serão 795 exemplares de rústicos (criados a campo), entre bovinos, equinos, ovinos, bubalinos e coelhos.
* Os contribuintes responsáveis por jazigos, túmulos ou mausoléus nos cemitérios do município que não receberam a guia da taxa cemiterial de 2023 pelo correio precisam entrar em contato com a Prefeitura.
* Alguns carnês retornaram, informa a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, provavelmente por cadastro desatualizado. Pode ser retirado presencialmente ou pela internet.
* É bom não demorar. O prazo para quitar a guia é até 18 de setembro. O contribuinte que ficar inadimplente poderá entrar na dívida ativa.
Tributos até depois da morte.
Burocratas se alegram com os ‘premios’ da burocracia. Premio para ruas sem buracos não existe?