DestaqueEducação

EDUCAÇÃO. UFSM sobe 11 posições em ranking das universidades da América Latina e do Caribe

Resultados estão alinhados com cumprimento do Plano de Metas da instituição

Da Agência de Notícias da UFSM / Com imagem de Divulgação

Foram divulgados nesta quarta-feira (13), os resultados do QS World University Rankings 2024: América Latina e Caribe. Nesta edição, a UFSM subiu 11 posições e figura como a 70ª da América Latina e 18ª do Brasil – 12ª entre as Federais.

Metas atingidas

De acordo com Marcelo Lopes Kroth, analista de TI da Coordenadoria de Planejamento Informacional, da Pró-Reitoria de Planejamento da UFSM, os resultados são muito expressivos, principalmente porque estão demonstrando o trabalho do planejamento da UFSM. Nesta edição, foram atingidas duas metas baseadas no ranking que constam no Plano de Metas da UFSM, vinculado ao  Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Uma das grandes metas da Instituição era figurar entre as 20 universidades brasileiras mais bem posicionadas no QS Rankings América Latina. Essa posição já tinha sido alcançada na edição anterior do ranking, quando apareceu em 20º lugar. Agora, neste ano, a Instituição se consolidou no quesito e figura como a 18ª mais bem posicionada universidade brasileira.

Outra meta que foi atingida diz respeito ao Desafio 4, Inovação, geração de conhecimento e transferência de tecnologia, que está diretamente relacionado ao pilar de pesquisa da Universidade. Entre os indicadores desse objetivo, é considerado o pilar “citações”, do QS Ranking América Latina. Na edição anterior, a UFSM aparecia na 36ª posição, agora, está na 19ª posição, um salto de 17 posições.

Metodologia

O levantamento foi feito pela Quacquarelli Symonds (QS), analista global de Ensino Superior. A edição de 2024 incluiu 430 instituições de 25 países.  No total, 97 universidades do Brasil estão elencadas. Entre elas, há 14 do Rio Grande do Sul, sendo as cinco melhores a UFRGS, a PUCRS, a UFSM, UFPel e Unisinos. 

Para a avaliação do ranking são considerados quatro pilares: Pesquisa; Empregabilidade e Resultados; Experiência de Aprendizagem; e Engajamento Global.

Os resultados completos podem ser vistos no site do QS Ranking.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo