Por Juan Grings / Colunista do Site
O projeto Basquete Feminino UFSM, mesmo vivendo seu segundo ano de existência, já construiu uma pequena hegemonia na modalidade a nível universitário estadual. Em duas participações nos Jogos Universitários Gaúchos, são dois títulos.
Renato Coutinho, treinador do time, destaca que os grandes resultados já no início são fruto de algo que vai além da técnica:
“O comprometimento coletivo, responsabilidade e dedicação das atletas com os treinos e com a equipe, além da qualidade técnica delas. Qualidade técnica sem comprometimento não dá resultado”.
A equipe vencedora da etapa estadual se classifica para os Jogos Universitários Brasileiros. Em 2022, as santa-marienses alcançaram o terceiro lugar e voltam ao cenário nacional em outubro, do dia 8 ao 22, em Joinville. A meta é superar o resultado do ano passado e faturar o título.
Além de Renato, a comissão técnica também é formada por um preparador físico, um fisioterapeuta e uma nutricionista. Todos eles vinculados à UFSM.
Cenário municipal não é bom
Apesar do destaque das universitárias, Santa Maria sequer tem campeonato municipal da modalidade. Neste ano, apenas o Basquete Feminino UFSM se inscreveu para a disputa. Assim, a equipe foi a Candelária disputar o torneio da cidade no último final de semana.
Projeto contempla outras categorias
Além do basquete feminino, a iniciativa envolve também a equipe masculina, de basquete 3×3 feminina e masculina, além de um projeto de extensão para estudantes de escolas públicas de Santa Maria.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.