LUNETA ELETRÔNICA. Conselho da RSC-287, premiação em Brasília, PPP da iluminação pública
E ainda: informatização e melhorias na Secretaria Municipal de Educação
Por Paulo André Dutra
* Regulamentado pelo Governo do Estado e homologado pela AGERGS, está criado o Conselho de Usuários da RSC-287.
* A finalidade é acompanhar e contribuir para o aperfeiçoamento dos serviços prestados na rodovia pela concessionária Rota de Santa Maria (Grupo Sacyr).
* Os nomes dos conselheiros titulares e suplentes indicados foram publicados nesta sexta-feira (22/9), no Diário Oficial do Estado. Os integrantes designados são de entidades atuantes nos municípios entre Tabaí e Santa Maria.
* Fazem parte do conselho o vice-presidente da Fecomércio-RS e presidente do CDL de Santa Maria, Ademir José da Costa; o presidente da ABUR, Gerri Machado; e a ex-prefeita de São João do Polêsine, Valserina Gassen, representando o Corede Central.
* Representantes da Secretaria de Finanças receberam, na quinta-feira (21), em Brasília, o prêmio de 3º lugar no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).
* O prêmio foi na categoria “municípios com mais de 100 mil habitantes, que não sejam capitais de estados” com melhor índice de qualidade e consistência de dados fiscais e contábeis enviados ao Tesouro Nacional.
* Nesta categoria, Santa Maria foi o único município gaúcho a ser premiado. Com a conquista, a cidade foi agraciada com o selo “Qualidade da Informação Contábil e Fiscal – 2023”.
* Terminou, após 35 dias, o prazo da consulta pública aos documentos da concessão do Parque de Iluminação Pública de Santa Maria.
* Sugestões, dúvidas e críticas enviadas, bem como os questionamentos da audiência pública, serão respondidos pela equipe do BRDE e o consórcio mineiros, responsáveis pelos relatórios financeiros e jurídicos.
* Na última terça-feira (19), o projeto foi apresentado em um roadshow a três possíveis investidores.
* Restam poucas etapas para o lançamento da licitação da PPP: a aprovação no Tribunal de Contas do Estado; a publicação do edital; e um leilão a ser realizado na Bolsa de Valores B3, em São Paulo.
* A informatização está chegando à Secretaria de Educação. Foi implantada a ferramenta GOVBR Educação para gerenciamento do dia a dia de 81 escolas, com seus 20 mil alunos e tem mais de 2 mil servidores.
* Segundo material divulgado pela Prefeitura, permite a automatização de matrículas e rematrículas, agiliza demandas das escolas e disponibiliza um Portal de Pais e Alunos, para consulta e acompanhamento da vida estudantil.
* Outro benefício é o Portal do Professor, que permite lançamentos das atividades pedagógicas de acordo com as orientações oficiais dos governos Federal, Estadual e Municipal.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.