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ÔNIBUS. Prefeitura deve encaminhar projeto com pedido de R$ 10 milhões para manter tarifa em R$ 5

Segundo vereador, vem aí um subsídio “milionário” a empresas de transporte

Pacheco: “tarifa técnica, que é o valor repassado às empresas de ônibus, está novamente defasada” (Foto João Vilnei/Arquivo Prefeitura)

COM CORREÇÃO FEITA ÀS 10H04

Por Marcelo Martins / Da Coordenação de Comunicação da bancada do Progressistas

Um novo projeto de lei, de autoria da prefeitura, será encaminhado, nos próximos dias, à Câmara de Vereadores para subsidiar o transporte coletivo de Santa Maria. Na prática, segundo o parlamentar Pablo Pacheco (PP), deverão ser injetados R$ 10 milhões para que as empresas possam manter o preço vigente de R$ 5. Nesta semana, o governo municipal retirou um dos valores, até então praticados, de R$ 4 (no cartão SIM), e unificou a tarifa em R$ 5 (dinheiro, vale-transporte, cartão cidadão).

O montante de R$ 10 milhões deve, conforme o vereador, “segurar” o valor de R$ 5 até o fim do ano. Deste valor, pouco mais de R$ 3 milhões já estavam assegurados por meio da Lei Orçamentária Anual (LOA). E os demais R$ 6,5 milhões terão de ser injetados também pela prefeitura, que irá retirar o recurso do caixa próprio. O valor, inclusive, é muito próximo ao que o governo federal concedeu (R$ 6,2 milhões), ano passado, para bancar o atual subsídio.

O vereador alerta ainda que a chamada tarifa técnica do transporte coletivo, que é o valor repassado às empresas de ônibus, está novamente defasada. Em maio deste ano, ela foi reajustada em 15% por meio de decreto pela prefeitura. Com isso, o valor saiu de R$ 5,34 para R$ 6,15. Agora, em decorrência das variações do preço do diesel, a tarifa técnica já está na casa dos R$ 6,30, conforme projeção recente da própria prefeitura, explica o vereador.

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Um Comentário

  1. Não são ‘empresas de transporte’. São ‘a empresa do nosso amigo fulano’ e a empresa ‘do nosso outro amigo beltrano’. Patotinhas da aldeia em ação. Alas, urb é alergica a competição e meritocracia. Os negocios são feitos com base na amizade e não na competencia. Os que vem de fora tem que ser afugentados ou boicotados. Até a midia não se preocupa muito com audiencia, os amigos pagam anuncio mesmo em programas que não tem quase ninguem olhando.

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