COLUNA OBSERVATÓRIO. Partidos “escondem” o jogo. Número de filiados é subestimado
Decididamente, é opinião claudemiriana, os partidos estão “escondendo” o jogo. Os números de filiados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral, na última segunda-feira, são reais. Ou oficiais, digamos assim. São as relações chanceladas pelas agremiações. Mas não coincidem, pelo menos não nas maiores siglas, com os dados internos de cada time.
Segundo a estatística do TSE, relativa a maio, há muito pequena modificação em relação ao divulgado em abril (e registrado aqui, há coisa de três semanas). São, no total, 21.722. Pouco menos que os 20.800 do registrado no mês anterior. Para ficar apenas nos dois maiores, há uma clara discrepância entre os dados intestinos e os públicos.
PT e PMDB, nessa ordem, mantêm-se como os grandões da política local. O primeiro com 3.951 filiados. O segundo com 3.561. Um com 200 adicionais, outro apenas com 40 – passados meros 30 dias. Isso é número oficial. Já os internos, tanto dum quanto doutro, passam de 5 mil. Frouxo.
Resumo da ópera: alguém está mentindo (o que é improvável) ou só no final de setembro, dada última para registrar quem concorre em 2012, se terá o número real.
Ah, como curiosidade, houve também pequena alteração entre as demais siglas. Mas as que estão no segundo e terceiro escalões da política local têm, segundo o TSE, o seguinte número de alistados em suas fileiras: PP (3.173), o PDT (3.053), PTB (1.847), PSDB (1.644) e DEM (1.232).
As outras representações com algum tipo de participação na comuna (mais 17 partidos) somam, juntas, algo como 2,5 mil filiados.
Palpite claudemiriano: é bem provável que se chegue ao final do ano com 25 mil filiados a um partido político em Santa Maria. Coisa de 12% a 13% do eleitorado.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.