DestaquePolítica

8 DE JANEIRO. Moraes propõe 17 anos de prisão a empresário de SM que participou de atos golpistas

Julgamento virtual de Eduardo Englert e outros cinco réus iniciou nesta sexta

Do Site Paralelo 29 / Com informações do G1, da Agência Brasil e do STF (*)

Empresário que participou de atos de 8 de janeiro julgado pelo STF (Foto Reprodução)

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar nesta sexta-feira (27) o empresário Eduardo Zeferino Englert, sócio de uma ferragem, em Santa Maria, e mais cinco pessoas pela invasão de prédios públicos em 8 de janeiro deste ano, em Brasília. O ministro Alexandre de Moraes pediu pena de 17 anos para ele.

Englert, de 41 anos, foi preso no Palácio do Planalto, juntamente com outros apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante manifestações contra a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os ativistas bolsonaristas também defendiam um golpe militar no país com a derrubada de Lula.

Em seu perfil na rede social Facebook, Fernando Zeferino Englert fez “post” com letra da banda Legião Urbana (Foto Reprodução)

Englert fez publicações em suas redes sociais, registrando sua localização durante uma parada na BR-285, no Norte do Estado, em 6 de janeiro, uma sexta-feira, dois antes da invasão da Praça dos Três Poderes.

Uma segunda publicação registrou a presença dele em Goiânia, na manhã de 8 de janeiro, um domingo. Em uma terceira postagem no Facebook, o empresário fez uma referência à música Faroeste Caboclo, a banda Legião Urbana: “Diz ele, estou indo pra Brasília, neste país lugar melhor não há”.

O santa-mariense foi preso no Palácio do Planalto. A Polícia Federal apreendeu o celular dele e encontrou vídeos com cenas de invasão dos prédios, entre outras provas. Englert ficou preso preventivamente até 8 de agosto, quando foi solto por decisão de Alexandre de Moraes.

LEIA TAMBÉM

8 DE JANEIRO. Supremo Tribunal Federal torna réus mais sete ativistas de SM e região. Entenda por quê!

Moraes pede condenação de todos

Alexandre de Moraes, que é relator, foi o primeiro a votar. Além da condenação do empresário santa-mariense, para o qual Moraes defende pena de 17 anos de prisão, o ministro votou pela condenação dos outros réus a penas que variam de 14 a 17 anos de prisão.

Os advogados dos réus pediram ao STF a absolvição dos réus. Ou seja, que a Corte rejeite as acusações da Procuradoria-Geral da República (PGR) por falta de provas. Ainda faltam os votos de 10 ministros.

Quem é Eduardo Zeferino Englert

. Comerciante de 41 anos de idade, é sócio de uma ferragem no Bairro Dom Antônio Reis, na zona Sul de Santa Maria

. No perfil de Englert, consta também que ele tem uma empresa de personalização de objetos para presentes e brindes, como canetas, copos e camisetas

Retrospecto não é bom para santa-mariense

Se depender de outros casos julgados pelo STF até agora, a situação de Eduardo Zeferino Englert não é nada boa. Até agora, o STF já condenou 20 réus acusados pela PGR, com penas que vão de 3 a 17 anos.

A maioria foi condenada por cinco crimes, entre eles golpe de estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e associação armada.

O STF ainda deve julgar mais 200 réus apontados como executores dos atos golpistas de 8 de janeiro. Eduardo Zeferino Englert é o primeiro a ser julgado de 11 ativistas da região de Santa Maria que viraram réus no Supremo por partição nos atos de 8 de janeiro.”

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

(*) Esse material foi publicado com a autorização do editor do Paralelo 29, dentro do acordo de parceria que une os dois sites.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo