Por Assessoria de imprensa do MDB
Caxias do Sul, maior município do interior do estado – com 343,4 mil eleitores –, é simbólico e estratégico para o MDB gaúcho. A posição foi firmada pelo presidente da legenda no RS e prefeito de Rio Grande, Fábio Branco, na abertura do Mobiliza 15, realizado na cidade na manhã deste sábado, 28 de outubro. Na presença de expressivos líderes e de ampla militância, Fábio declarou que o protagonismo eleitoral do partido no município em 2024 é importante para o contexto político. E, nesta hora, convocou o ex-governador José Ivo Sartori para concorrer a prefeito. “Eu não poderia deixar de pedir ao nosso sempre governador Sartori para liderar esse projeto”, discursou Fábio, interrompido por gritos de “Gringo, Gringo, Gringo!”.
Terra de três ex-governadores do MDB (Pedro Simon, Germano Rigotto e José Ivo Sartori), a cidade representa o berço político e a força da legenda que se reflete para todo o Rio Grande do Sul. Por essa razão, o presidente do diretório local, deputado Carlos Búrigo, endossou o pedido de Fábio. “O MDB de Caxias do Sul terá candidato a prefeito e ele se chama José Ivo Sartori”, disse Búrigo. Ele sugeriu a construção de unidade em torno do nome do ex-governador, que além de ter sido também deputado estadual e federal, administrou a cidade de 2004 a 2012. Neste momento, novo coro abafou os discursos com o brado de “Volta, Sartori. Volta, Sartori!”.
O vice-governador do Estado, Gabriel Souza, corroborou com a convocação. “Vou lembrar uma frase do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry: Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. E você, Sartori, és responsável pelo o que o MDB cativou. Com Sartori, o MDB ganhará a prefeitura de Caxias do Sul e de muitas outras cidades da Serra”, disse Gabriel.
Na mesma direção se pronunciou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Zanchin. “A candidatura de Sartori transcende Caxias do Sul e influencia o nosso partido em todo Estado”, enfatizou o presidente da Assembleia Legislativa.
O ex-governador Germano Rigotto pediu para a militância priorizar a política estadual e municipal do MDB, evitando o debate nacional de extremos. “Sartori, és uma pessoa que já deu muita contribuição em dois mandatos de prefeito. Se colocares teu nome à disposição, recupera a prefeitura”, garantiu Rigotto.
A participação do ex-governador foi apontada como ponto de partida do avanço do MDB na Serra Gaúcha. Os coordenadores das quatro regiões contempladas pela edição do Mobiliza 15 – Caxias manifestaram o efeito positivo que a candidatura de Sartori poderá representar. Ibere Orsi (Campos de Cima da Serra), Jonas Soares (Encosta Superior do Nordeste), Juarez Santinon (Vinhedos) e Simone Bender (Serra) referendaram o pedido para Sartori concorrer.
Cauteloso e descontraído como de habitual, Sartori agradeceu ao gesto e a admiração dos correligionários. “Recebo todas as manifestações com muito carinho”, disse ele, recomendando a seguir que a organização e a construção partidária se sobressaiam à definição de nomes para a próxima disputa. “Não adianta só buscar pessoas. É preciso construir unidade e um projeto para o município”, alertou o ex-governador. Sem desencorajar os incentivadores de sua pré-candidatura, sugeriu que a definição de nomes fique para o ano que vem. Para finalizar, ensinou: “É preciso manter a humildade, a simplicidade e a responsabilidade. E sempre, com o pensamento voltado para o futuro”.
Em pauta
A ex-deputada estadual e ex-primeira dama do RS e de Caxias, Maria Helena Sartori, lembrou da marca emedebista no trabalho social, destacando a criação do PIM (Programa Infância Melhor), do Bebê tem Hora Certa e das CIPAVEs.
Em consonância com o discurso da ex-deputada Maria Helena Sartori e – também do vice-governador Gabriel Souza que abordou os incentivos do Governo do Estado na área da educação –, o líder da Bancada do MDB na Assembleia Legislativa, deputado Edivilson Brum, destacou a área social. Ele reforçou a necessidade da reativação das CIPAVEs.
Presidente da Juventude MDB RS, Fifo Parenti, ressaltou a importância do evento pera mobilização emedebista nas cidades serranas em que há um trabalho na formação de novas lideranças e candidatos jovens.
O vice-governador de Sartori, José Paulo Cairoli, valorizou o MDB Gaúcho para resolver a vida do Estado e dos Municípios.
O deputado federal Osmar Terra enalteceu a importância nacional do partido, defendendo posição crítica à participação do partido no governo federal.
Pré-candidaturas na macrorregião
A prospecção de pré-candidaturas do MDB às eleições de 2024 também é um dos objetivos da série Mobiliza 15. Ao visitar as macrorregiões, a direção estadual identifica os potenciais nomes e inicia o mapeamento da participação da legenda nas futura disputas. Desta forma, consegue avaliar onde o partido precisa intensificar a atuação ou buscar nomes competitivos para investir. As quatro coordenadorias que compreendem a macrorregião serrana iniciaram esse levantamento preliminar. Juntas, as quatro coordenadorias somam 16 prefeitos, 14 vices, 161 vereadores e 859,1 mil eleitores.
A Vinhedos, com 16 municípios e 575,1 mil eleitores, aposta em pelo menos 11 pré-candidaturas a prefeito, o que representa 69% da região. Além de assegurar participação em Caxias do Sul, maior colégio eleitoral do interior, se consolidam nomes em cidades com maior densidade como Bento Gonçalves (91.684 eleitores) e Garibaldi (25.815 eleitores). Na contabilização dos Vinhedos ainda constam três possibilidades de recomendação de vice e, em duas cidades, o debate está em fase inicial. O coordenador regional Juarez Santinon enfatiza que o quadro ainda é preliminar, mas que já reflete discussões que estão bem encaminhadas.
Na Encosta Superior do Nordeste, com 19 municípios e 106,5 mil eleitores, a expectativa é de lançar pelo menos 12 cabeças de chapa, totalizando pré-candidaturas em 63% da região. Entre os três maiores municípios que pretendem designar candidato a prefeito estão Guaporé (18.695 eleitores), Veranópolis (18.173 eleitores) e Serafina Corrêa (12.544). A indicação do nome do aspirante a vice deve ocorrer em pelo menos cinco municípios. O coordenador Jonas Antônio Soares, em recente roteiro pelas cidades de sua atribuição, destaca que o objetivo é garantir presença do MDB nas disputas da região.
Em Campos de Cima da Serra, com seis municípios e 57,9 mil eleitores, a legenda deve ter presença com candidatura em pelo menos três cidades. São elas Vacaria (47.324 eleitores), Esmeralda (2.709 eleitores) e Pinhal da Serra (2.486). Segundo o coordenador Ibere Orsi, em Monte Alegre o indicativo é de manter o vice e, em Campestre da Serra e Muitos Capões, o objetivo é intensificar a discussão nos próximos meses.
Na Serra, com 119,5 mil eleitores, já se desenha possibilidade de candidatura a prefeito em seis dos nove municípios da região. Destes, duas reeleições, em Bom Jesus (8.363 eleitores) e Cambará do Sul (4.937 eleitores). A coordenadora Simone Bender trabalha com a intenção de garantir participação nas chapas majoritárias.
Além do debate e das manifestações de líderes, de dirigentes e de militantes do MDB, o Mobiliza 15 também foi um espaço para qualificação e preparação para as eleições de 2024. Foram ministradas palestras sobre direito eleitoral, comunicação e posicionamento político. As orientações foram repassadas pelos consultores jurídico do MDB-RS, advogado Milton Cava e Mariana Steinmetz, a fundadora do Instituto Pesquisa de Opinião (IPO), socióloga Elis Radmann, e o jornalista e sócio-fundador da Critério Resultado em Opinião Pública, Cléber Benvegnú.
Presenças
O encontro de Caxias do Sul, comandado pelo presidente do MDB-RS, prefeito Fábio Branco, contou com a participação do vice-governador Gabriel Souza, do presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin, dos ex-governadores Germano Rigotto e José Ivo Sartori, do ex-senador e vice-presidente do MDB-RS, José Fogaça, dos deputados estaduais Carlos Búrigo (presidente do Diretório de Caxias) e Evisilson Brum (líder da Bancada na AL), do deputado federal Osmar Terra, do ex-vice-governador José Paulo Cairoli, do presidente da JMDB-RS, Fifo Parenti, da vereadora Morgana Zarpelon (Associação de Vereadores), da ex-deputada Maria Helena Sartori, da prefeita de Novo Hamburgo Fátima Daut, e dos coordenadores regionais Ibere Orsi (Campos de Cima da Serra), Jonas Antônio Soares (Encosta Superior do Nordeste), Juarez Santinon (Vinhedos) e Simone Bender (Serra), entre outras lideranças, como prefeitos, vices, vereadores e presidentes municipais da macrorregião.
Pés de eucalipto com direito a Pequeno Principe. Patético.