DestaqueEsporte

FUTEBOL AMERICANO. Soldiers tem futuro definido neste domingo, com jogo entre União e Almirantes

Resultado e placar do confronto determinam o mando de campo da semifinal

Derrota para o time de Itajaí na última partida derrubou Soldados do 2º lugar da Conferência Sul (Foto Gabriel Haesbaert/Divulgação)

Por Pedro Pereira / com tabela do site Salão Oval

Neste domingo (8), mesmo sem entrar em campo, o Santa Maria Soldiers descobrirá se terá o mando de campo das semifinais da Conferência Sul da Liga Brasileira de Futebol Americano (BFA) de 2023. A única chance do “Exército” é em caso de vitória do União da Serra em cima do Almirantes FA, de Itajaí, com um placar específico. O jogo em questão começa às 16h e acontece no campo do SESI de Caxias do Sul, casa dos gaúchos.

O drama santa-mariense começou no dia 23 de setembro, quando os Soldados foram derrotados, pelo placar de 56 a 14, para o Esmeraldino de Santa Catarina e caíram da vice-liderança do grupo. Se o time verde-preto tivesse triunfado, a primeira partida do mata-mata seria, conforme o regulamento, no Coração do Rio Grande. Isso se dá pois o Soldiers se consolidaria na 2ª posição e não poderia ser ultrapassado na tabela, que, atualmente, está dessa forma:

Chance de mando dos Soldados na semifinal

Os critérios da Liga BFA de 2023, em ordem, são os seguintes: confronto direto, maior força de tabela, menor número de pontos cedidos e sorteio. Uma vez que na Conferência Sul todas as equipes participantes se enfrentam, o segundo critério pode ser desconsiderado, tendo como critérios: confronto direto, menor número de pontos cedidos e sorteio.

Se o União ganhar do Almirantes neste fim de semana, ocorre um empate triplo em relação ao primeiro critério, uma vez que os Soldados venceram os serranos que, neste cenário, venceu o time de Itajaí que, na última partida, venceu a equipe de Santa Maria. Ou seja, para o “Exército” ter o mando de campo da semifinal, é necessário que os conterrâneos gaúchos triunfem sobre os catarinenses.

Contudo, apenas a vitória não é o suficiente. Os itajaienses e o esquadrão da Serra Gaúcha têm 38 e 68 pontos cedidos na fase de grupos da Conferência Sul de 2023, respectivamente, contra 108 do Soldiers. Além do resultado, é necessário que a partida termine com o placar de, pelo menos, 71 a 41 a favor do União. Esta é a única forma dos santa-marienses sediarem o primeiro confronto do mata-mata.

As semifinais do Regional acontecem no dia 21 ou 22 de outubro, enquanto a decisão do título é em 4 ou 5 de novembro. O duelo estadual entre os catarinenses do Timbó Rex e do Istepôs FA, que aconteceria no sábado (7), precisou ser adiado por conta da chuva e ainda não tem data para ser realizado. Contudo, o jogo não afeta o futuro da competição.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo