DestaqueEstadoSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. A receita e os pisos do Município, pré-conferências do Meio Ambiente, capacitismo…

Estado passa a integrar uma força-tarefa para combate ao crime organizado

Por Paulo André Dutra

Certidão de gestão fiscal do município de Santa Maria publicada pelo Tribunal de Contas nesta segunda-feira. Despesas com Pessoal caiu para 47,47% (Foto reprodução TCE)

* O Tribunal de Contas do Estado publicou nesta segunda-feira a certidão que confirma a redução do índice de comprometimento da Receita Corrente Líquida do município com a folha de pagamento.

* No final de 2022, o gasto do Executivo com o funcionalismo esteve muito perto do limite legal: 53,89%. Ao final do primeiro quadrimestre, chegou a 53,26%. Agora está em 47,47%.

* Este é o dado que permitiu o governo avançar na revisão salarial dos servidores oito meses após a data-base.

* Enquanto tratava dos projetos, o Executivo sancionou outra reivindicação salarial muito aguardada: a lei que autoriza o município a repassar recursos recebidos da União para cumprir o piso da enfermagem.

* Segundo dados da Secretaria de Saúde, em Santa Maria a lei beneficia 353 profissionais.

* Estão contemplados os cargos de enfermeiro, enfermeiro de saúde da família, técnico em enfermagem, técnico em enfermagem de saúde da família, agente em assistência e auxiliares de enfermagem.

Câmara deverá ter uma sessão longa e movimentada nesta terça para a votação dos projetos de reajuste do funcionalismo (Foto Paulo André Dutra)

* Deste total, 268 são servidores da Prefeitura, e 85 contratados – 65 da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Casa de Saúde de Santa Maria, e 20 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência -, todos já registrados no sistema InvestSUS.

* Sinprosm e Municipários se mobilizam para acompanhar a sessão de terça-feira (10) sobre os projetos de lei de reajuste salarial. Cada um com seus interesses. Deverá ser uma longa sessão.

* Assinado pelo Governo do Estado nesta segunda-feira a adesão à Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco).

* Faz parte do Plano de Enfrentamento à Criminalidade Violenta do Ministério da Justiça e Segurança Pública e tem como objetivo desarticular as organizações e associações criminosas, além de trabalhar na repressão à criminalidade violenta.

* Atuará no combate às facções criminosas; ao tráfico de drogas e armas; aos delitos de furto, roubo e receptação de cargas e valores; à lavagem e ocultação de bens, direitos e valores; e a demais crimes conexos.

Acordo prevê atuação conjunta nas esferas federal e estadual, com coordenação da Polícia Federal (Foto Jurgen Mayrhofer/SSPS)

* Pré-Conferências de Meio Ambiente antecipam nas próximas semanas temas a serem debatidos na 9ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, marcada para 22 de novembro no Itaimbé Palace Hotel.

* Cada encontro tem o enfoque em uma área: Resíduos Sólidos (10/10 na Fapas), Recursos Hídricos (18/10 na UFN) e Ambiente, Social e Governança (24/10 no Colégio Tiradentes).

* A primeira pré-conferência foi realizada na última quarta-feira (4) com o tema “Cidades Educadoras”. Informações completa AQUI.

* Dentro do projeto “É Preciso Falar Sobre…”, o Centro de Educação promove nesta terça-feira um debate sobre capacitismo.

* Contará com a participação das professoras Eliana da Costa Pereira de Menezes, do Departamento de Educação Especial, e Fabiane Adela Tonetto Costas, do departamento de Fundamento da Educação, ambas do Centro de Educação. 

* Será realizado no auditório Audimax (prédio 16), a partir das 19h. O evento é aberto ao público.

* Em tempo: capacitismo significa a discriminação de pessoas com deficiência, subestimando a sua capacidade e aptidão em função das suas deficiências.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) em breve vai mudar de nome. Força Integrada Abnoxia Socialista de Combate ao Crime Organizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo