IMPRESSA. Na coluna desta terça-feita, o PMDB está caindo no colo de Farret e do PP. Ah, e o dia de Sartori
Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta terça, 18 de agosto, no jornal A Razão:

PMDB está caindo no colo de Farret
É verdade que ainda há a convenção municipal, no próximo dia 29. Mas os sinais são inequívocos. O PMDB se encaminha para a unidade, com a manutenção do atual presidente, Aldo Fossá, e a assunção do compromisso em torno de uma aliança com o PP e, mais exatamente, José Farret. Exatamente como quer, desde muito tempo, o prefeito Cezar Schirmer.
Não é só por Farret estar sempre junto com Schirmer (e a audiência com Nelson Marchezan Júnior, desafeto de Jorge Pozzobom, no PSDB, é só um símbolo), mas porque, de fato, o PMDB se convenceu de que não tem ninguém competitivo para concorrer a prefeito.
Assim é que, para tentar manter-se no poder municipal, o jeito é ir com Farret, cedendo a cabeça de chapa, consolam-se os que preferiam outra opção. A composição estaria muito próxima, são os indícios. E a briga passaria a ser outra: quem será o vice? Mas aí já seria outra história e há, para isso, tempo até junho do ano que vem.
IMPOSTOS, AQUI E…
São dias intensos para o futuro próximo do governador José Ivo Sartori. Entre ontem e hoje, o comando político do Piratini tenta convencer os partidos da base, na Assembleia, a assimilar a ideia de que terão que aprovar aumento de tributos que impactarão no bolso do consumidor. Que vota, como se sabe. PDT e PP seriam os mais recalcitrantes.
… ASSEMBLEIA ALI
Ao mesmo tempo, enfrentará assembleia do funcionalismo. Não se sabe quantos, mas serão muitos no encontro marcado para o Largo Glenio Peres, na capital. Na melhor hipótese, servidores decretarão estado de greve. Na pior, do ponto de vista do Piratini, decisão de greve geral. Consequência? Imprevisível.
CÂMARA E PLANOS
Vereadores da comuna aprovaram rapidinho, em sessão extraordinária, e sem muita discussão (o que gerou protestos localizados) o Plano Municipal de Educação. Será que o procedimento se repete em relação ao Plano Municipal de Saneamento, que também tramita no parlamento? Mmmm…
MARCHEZAN SOLITO
Marchezan Júnior, presidente estadual do PSDB, fez périplo por aqui, na última sexta. Até aí, novidade alguma, pois o noticiário deu conta do que fez o tucano: encontros na mídia, propagandeando o protesto dominical, debate sobre a terceirização, visitas ao prefeito e ao reitor. Tá, e daí? Daí que não teve a companhia formal da direção local do PSDB. Faz sentido. É?
Como é que dizia o velho Ulysses? "Só os amadores não sabem que em política até a raiva é combinada".
Deputados gaúchos resolvem ir todos a BSB "exigir" mudança da parcela de pagamento da dívida. Sem articular com outros estados e municípios que estão quase na mesma situação que o RS. Sem articular com quem já está lá, sabendo que o Congresso é conhecido por engolir marinheiro de primeira viagem.
Eleições do ano que vem serão tragicômicas.