Do Site Paralelo 29 / Com Foto de Divulgação (*)
O empresário Ewerton Falk, presidente do Instituto de Planejamento (Iplan) e pré-candidato do PL à Prefeitura de Santa Maria, disse ao paralelo29.com.br neste domingo (26) que pretende sair do governo do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) no final de janeiro para tocar seu projeto de concorrer a prefeito.
“A gente vai ter que sair do governo para defender outro projeto. Por uma questão de ética, vou sair o mais tardar no final de janeiro”, disse Falk, que também é vice-presidente do PL na cidade.
O diretor do Iplan, que já ocupou outras pastas no primeiro escalão do governo Pozzobom/Rodrigo Decimo (PSL-União Brasil), afirmou ao paralelo29.com.br que o PL terá candidatura própria no primeiro turno das eleições do ano que vem em Santa Maria.
Isso porque, segundo ele, o PL nacional decidiu que o partido deverá priorizar candidaturas nos cinco maiores municípios: Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas e Santa Maria.
A exceção é Porto Alegre, onde deverá ser mantida a atual aliança entre MDB e PL. Na capital, o vice do prefeito Sebastião Melo (MDB) é Ricardo Gomes (PL).
“O PL terá candidato no primeiro turno”, reiterou Falk, descartando a possibilidade de concorrer vice na chapa de Rodrigo Decimo, atual vice-prefeito. Decimo, ao que tudo indica, será candidato pelo PSDB.
Quem está em cargos no governo
Outros filiados do PL que ocupam cargos na administração municipal também deverão sair, mas não há uma previsão de quando eles deixarão o governo. Geralmente, isso ocorre em março, nos anos eleitorais.
Além de Falk, ocupam cargos de relevância no governo pelo PL o presidente do partido, Marco Mascarenhas, que assessora o prefeito, e Caroline Dalcin, chefe de Gabinete na Secretaria de Licenciamento e Desburocratização.
Depois de sua saída, Falk pretende intensificar contatos com lideranças todos os bairros e distritos, e a elaboração de um plano de governo. O PL já montou um grupo de trabalho com quadros técnicos e especialistas para discutir propostas de governo, por área.
O presidente do PL, Marco Mascarenhas, disse que uma eventual saída do governo será discutida internamente na sigla.
“Sobre o ano que vem vamos discutir no interno e decidir. Por enquanto estamos focando no crescimento do partido e na pré-candidatura do Falk”, disse Mascarenhas, ressaltando que, “no momento oportuno”, a sigla também vai conversar com o governo…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
(*) Esse material foi publicado com a autorização do editor do Paralelo 29, dentro do acordo de parceria que une os dois sites.
Parodiando Planet Hemp, ‘mamando tudo até a ultima gota’.
‘Por uma questão de ética, vou sair o mais tardar no final de janeiro.’ Por uma questão do troco de final de ano vamos faturar até onde der. Numa empresa privada quem avisa que vai sair descobre que a porta da rua é serventia da casa.