LUNETA ELETRÔNICA. O que deputados vão votar, troco para juízes e horários das unidades de saúde
Agenda das feiras, edital do Viva o Natal e UFSM com a ONU na Venezuela
Por Paulo André Dutra
* Juízes e desembargadores gaúchos voltarão a receber adicional por tempo de serviço. A decisão aconteceu é do Órgão Especial do Tribunal de Justiça, formado por 25 desembargadores. A votação foi unânime.
* Com os chamados quinquênios, a cada cinco anos é concedido um aumento automático de 5%. Extinto em 2004, o benefício retornará somente a quem já havia o incorporado até essa data.
* E não é só isso. Todos receberão os valores retroativos com juros e correção monetária desde 2004, condicionado à disponibilidade financeira do Poder.
* 855 juízes e desembargadores terão direito ao benefício. Muitos deles aposentados ou falecidos (neste caso, seus pensionistas).
* Quem tiver interesse em participar da praça de alimentação na Praça Saldanha Marinho durante o Viva o Natal 2023, pode começar a se movimentar para a chamada pública. O edital foi lançado nesta segunda-feira (13) pela Prefeitura.
* Funcionará das 17h à meia-noite, de 1º a 26 de dezembro. As empresas interessadas devem entregar a documentação às 10h do dia 27 de novembro.
* Vai a plenário da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (14) o reajuste do salário mínimo regional.
* Em fevereiro entrou em vigor o aumento de 10,6% O projeto em discussão eleva o piso em 9%. Se aprovado o novo percentual, as faixas irão variar de R$ 1.573,89 a R$ 1.994,56.
* Na pauta extensa de votações da AL constam mais 13 proposições. Dentre elas a criação do auxílio-refeição para os servidores do Executivo, mudanças no Pró-Cultura e na Junta Comercial e propostas do Ministério Público, da Defensoria Pública e de origem parlamentar.
* Marque na agenda o calendário de feiras de produtos coloniais durante a semana. São cinco locais até sábado (18).
* Seis Estratégias de Saúde da Família e Equipes de Atenção Primária estarão fechados durante a tarde nesta terça-feira (14): ESF Lídia, EAP Dom Antônio Reis, EAP Ruben Noal, ESF São Francisco, EAP Walter Aita e EAP Wilson Paulo Noal.
* Em caso de urgência, usuários devem procurar o PA do Patronato, UBS Rubem Noal (Tancredo Neves) ou a UPA.
* Projeto agrícola desenvolvido pela ONU na Venezuela conta com a participação de professor e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA) da UFSM.
* O aluno de mestrado João Vitor Santos de Souza e o professor Alencar Junior Zanon (na foto acima), do Departamento de Fitotecnia, lideraram uma gira técnica nos estados de Portuguesa, Cojedes e Guárico entre os dias 6 e 10 de novembro.
* Foram realizadas avaliações e transferência de conhecimento sobre incremento de produção com adoção de tecnologia digital e protocolos inovadores diretamente em lavouras de arroz e soja.
Melhor maneira de ficar rico no Brasil não é virar um ‘capitalista malvado’, é virar um burocrata do Estado. ‘Trabalha’ o quanto quiser e controla o proprio salario.