Por Maiquel Rosauro
Os partidos de direita e de centro se uniram na Câmara de Vereadores de Santa Maria para a eleição da Mesa Diretora de 2024, que ocorrerá em 21 de dezembro. PSDB, Progressistas, Republicanos, Podemos, MDB e UB selaram a aliança em um almoço, nesta quinta-feira (7). Estão excluídos do grupo o PT, PCdoB, PSB e PDT. Manoel Badke – Maneco (UB) será o candidato à presidência.
A nova aliança dá fim ao grupo Construção – que unia PT, PCdoB, PSDB, UB, Republicanos, PDT e os vereadores Adelar Vargas – Bolinha (MDB) e Rudinei Rodrigues – Rudys (MDB) – responsável por eleger, nos últimos dois anos, Valdir Oliveira (PT) e Givago Ribeiro (PSDB) à presidência da Casa.
“Estamos pensando num futuro melhor para Santa Maria”, afirma o líder do governo na Câmara, Alexandre Vargas (Republicanos).
Questionado pelo Site se a união das diferentes siglas na Casa poderá refletir nas eleições do próximo ano, Vargas respondeu com duas palavras: “com certeza”.
Até o momento, a Federação Brasil da Esperança – formada por PT, PCdoB e PV – é a que está mais organizada para a eleição de 2024. Nesta semana, foram divulgados os 19 pré-candidatos à vereança das siglas. Além disso, há meses o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), pré-candidato a prefeito, e o médico José Haidar Farret (UB), pré-candidato a vice-prefeito, percorrem os quatros cantos do município em pré-campanha.
Votos de sobra
A nova chapa para a Mesa tem votos de sobra para garantir a vitória de Maneco. Juntos, os seis partidos possuem 14 dos 21 vereadores. As legendas de esquerda contam com sete parlamentares.
A proximidade de Tubias Calil e Roberta Leitão é visível. Politicamente, é óbvio.
Kuakuakuakua! Tipo Farret e Aideti, não é? Kuakuakuakua!
Tem toda cara de jogo de cena para ingles ver.