Por Paulo André Dutra
* Reinaugurada nesta quarta-feira (20) o prédio do Centro de Educação Infantil Casa da Criança, no bairro Noal.
* Iniciada em janeiro com previsão de entrega em junho, a reforma do prédio acabou em novembro com investimento de R$ 2,3 milhões de reais em recursos municipais.
* A área da escola foi ampliada com a incorporação do espaço localizado na parte da frente do prédio, antigamente um posto de saúde. Chegando a quase mil metros quadrados, passa de 350 para 500 vagas ofertadas em dois turnos.
* Passa a ter 4 salas adicionais, totalizando 13 salas de aulas novas, modernas e com mobiliário novo. No quadro funcional, 80 profissionais.
* Começou na quarta-feira (20) o recesso no Poder Judiciário gaúcho. Durante o período, os serviços são prestados em regime de plantão nas Comarcas do Interior e de Porto Alegre e no Tribunal de Justiça.
* A suspensão dos prazos, intimações, audiências e sessões de julgamento, bem como a vedação de publicação de notas de expediente, vai vigorar no período de 20 de dezembro a 20 de janeiro. Mais informações aqui.
* De 20 de dezembro a 5 de janeiro de 2024 será o recesso do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). Também ficam suspensos os prazos processuais no período de 20/12/2023 a 20/01/2024.
* Após 30 dias do início da reforma na Gare, o vice-prefeito Rodrigo Decimo considera que já existem diferenças significativas. Os trabalhos avançam pelos quatro pavilhões, estação de passageiros e lanternim.
* “O ritmo da obra está bom, a empresa licitante e nossos fiscais estão em contato diariamente para garantir que tudo transcorra da melhor forma”, garante.
* O custo total previsto para a obra é de R$ 5,5 milhões de reais.
* Rejeitada pelos servidores das fundações públicas estaduais, UERGS e Emater a proposta de reposição salarial apresentada pelo Governo do Estado.
* O índice proposto? Zero. Semapi-RS considera a proposta “vergonhosa”.
* Escolhida em assembleia geral nesta quarta-feira (20), a entidade garante que a rejeição significa a intensificação de ações de mobilização e retorno à mediação em janeiro. Reuniões por entidade acontecem em janeiro para traçar os rumos do movimento.
* Enquanto a negociação não avança, segue a operação padrão na Emater e Fepam.
* Nesta sexta-feira (22), o Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria atende apenas no turno da manhã. O expediente seguirá desta forma ao longo da próxima semana. Na sexta-feira (29) não haverá atendimento.
* Em janeiro o Sinprosm terá férias coletivas. O retorno será em 1º de fevereiro.
* Na Seção Sindical dos Docentes da UFSM, o recesso de final de ano começa nesta sexta-feira (22). O funcionamento normal retorna em 2 de janeiro.
UERGS deveria encerrar atividades.