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EDUCAÇÃO. Ministério lança mapa interativo do ensino superior público em parceria com a UFSM

Na plataforma é possível ter informações sobre instituições, cursos e vagas

Da Agência de Notícias da UFSM / Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC

Com o objetivo de auxiliar os estudantes no processo de escolha do curso de graduação, o Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na sexta-feira (19), a plataforma MEC Conecta. Por meio de um mapa interativo e com versão mobile, a ferramenta utiliza recursos de geolocalização e linguagem gameficada para auxiliar e informar o usuário sobre as opções de curso superior nas instituições públicas de ensino superior. A plataforma apresenta informações detalhadas sobre as instituições de ensino, áreas de formação, cursos oferecidos e formas de ingresso em todo o território nacional. 

O MEC Conecta foi lançado na versão beta (de teste), a fim de ser construído com a colaboração dos usuários. A ideia é convidar estudantes, professores, produtores de conteúdo e o público em geral para registrarem sua opinião sobre navegabilidade, design e conteúdo, além de indicarem quais informações gostariam de ver na plataforma, mediante a aba “Construa com a gente”, que fica na página inicial ou dentro do ícone “Menu”. 

A atual versão da plataforma apresenta: 

– Informações gerais sobre todas as universidades federais, estaduais e municipais do País; 

– Dimensão das instituições, as cidades em que atuam e os cursos que oferecem; 

– Detalhamento específico de cada curso, como duração, turno, modalidade, nível de concorrência e avaliação de qualidade; 

– Número de vagas em cada curso, dentro e fora do Sistema de Seleção Unificada (SiSU); 

Relação com o mercado de trabalho, a partir de indicadores como o salário médio nacional e estadual. 

Ao acessar o MEC Conecta, o usuário poderá fazer buscas pelas abas “Área”, “Curso” ou “Estado”. A navegação também poderá ser feita pelo mapa interativo do Brasil, que vai exibir as instituições de educação superior, ou pelo ícone “Confira as áreas do conhecimento”. 

Parceria MEC e UFSM

As funcionalidades do MEC Conecta foram apresentadas no pré-lançamento da plataforma, que aconteceu na quinta-feira (18),  por Fernando Pires Barbosa, pró-reitor adjunto de Planejamento da Universidade Federal de Santa Maria e coordenador da iniciativa na Instituição. 

Além dele, também atuaram no projeto outras 22 pessoas, entre docentes, técnicos administrativos e estudantes de graduação e pós-graduação da UFSM de diferentes campi (veja equipe completa abaixo). O projeto é multidisciplinar e integra as áreas Administração, Tecnologias da Informação e Comunicação, Desenho Industrial, Ciências Econômicas e Comunicação Social. 

Jaqueline Kegler, docente do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM e integrante da equipe de comunicação, explica que o trabalho do grupo iniciou a partir de uma demanda do Ministério da Educação e, através de convênio com a UFSM, a plataforma está sendo desenvolvida com o objetivo de auxiliar estudantes na escolha do seu curso superior. Além disso, a iniciativa também possibilita realizar uma consulta pública que identifique as demandas informacionais e comunicacionais da população usuária da plataforma, para que o desenvolvimento das funcionalidades atenda as necessidades da população e o interesse público. “Espera-se que a pesquisa aplicada contribua para a escolha dos cursos, com informações na categoria de utilidade pública, referente a direitos e serviços em educação superior pública federal, resultando assim em uma menor taxa de evasão acadêmica e maior preenchimento de vagas nas instituições públicas.”, comenta Jaqueline.

Os resultados da consulta, bem como a análise de dados de uso da plataforma estão sendo monitorados diariamente pela equipe e as sugestões recebidas já estão sendo implementadas. Desde o lançamento, 3,7 mil usuários navegaram no MEC Conecta em busca de informações e interagiram com os dados disponíveis. A entrega da versão final está prevista para agosto de 2024.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

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