DestaqueEsporte

FUTEBOL 7. Times de Santa Maria avaliam o ano e projetam uma evolução para a nova temporada

“Juventus” e “The Black’s” foram os representantes da cidade Estado afora

Esquadrão do Juventus conquistou a Copa do Brasil de 2023 e, no retorno à cidade, foi recebido por 200 carros em passeata (Foto Arquivo)

Por Pedro Pereira

Em 2023, o Juventus, de Santa Maria, se consagrou campeão da Copa do Brasil de Futebol Society (ou futebol 7). O The Black’s, também da cidade, foi vice do Campeonato Gaúcho no mesmo ano. Ainda, os dois esquadrões disputaram o Campeonato Brasileiro. A prática da modalidade no cenário municipal, contudo, segue em constante desenvolvimento.

Diego Domingos, treinador e presidente do clube campeão nacional, aponta que “a evolução de três anos para cá é absurda”, no que diz respeito ao esporte no Coração do Rio Grande. Para ele houve, na história, algumas equipes que se destacaram mas, pela dificuldade de manter uma estrutura e um elenco a temporada inteira, acabaram precisando deixar este universo – que é amador.

Já o técnico do The Black’s, Daniel Dalla Porta, acredita que a Liga de Futebol 7 de Santa Maria (Lif7SM) é um dos campeonatos municipais mais disputados do Brasil, feito em que os adeptos devem se sentir orgulhosos visto que é realizado no interior do Rio Grande do Sul. “Quanto mais fortes e organizados estiverem os nossos times, mais sólidos estaremos em competições cidade afora”, complementou o comandante.

O treinador ainda evidencia o “Barçabeer” e o “Shakhtar” como equipes emergentes no cenário, enquanto Domingos cita o “Limitados” e o “Red Bull Liverpool”, além de realçar o trabalho do que homenageia o tradicional esquadrão espanhol de futebol de campo Barcelona. Em 2024, representantes do Coração do Rio Grande estarão presentes em torneios como Gauchão de Clubes de Camisa, a Lif7SM, a Copa do Brasil, a Libertadores, o Campeonato Gaúcho e o Campeonato Brasileiro, entre outros.

O presidente do Juventus, que admitiu uma reformulação no elenco, com diversas contratações, crê que, nesta temporada, o cenário municipal da modalidade deve evoluir ainda mais por conta da participação nestes certames nacionais e internacionais. “A tendência do futebol 7 santa-mariense em 2024 é de um esporte de elite”, confirmou o dirigente.

Time do The Black’s foi vice-campeão estadual em 2023 e, pela quarta vez seguida, levantou o troféu da Liga de Santa Maria (Foto Arquivo)

Os times de SM em 2023

Dalla Porta define o ano como “excelente”, uma vez que, além de ter disputado torneios de fora do Estado pela primeira vez, o The Black’s garantiu o quarto título consecutivo da Lif7SM e o vice-campeonato gaúcho. Domingos, da mesma forma, salienta a conquista da Copa do Brasil e relembra a celebração do elenco quando retornaram à cidade. “A chegada com o desfile no caminhão do corpo de bombeiro, em que mais de 200 carros estiveram conosco em uma passeata por Santa Maria, foi bem bacana”, disse o treinador, que complementou: “uma pena é a falta de incentivo”.

“A gente vai trabalhar muito com a Federação Gaúcha e com a Confederação Brasileira para tentar dar mais visibilidade e mais credibilidade para o futebol 7, para que as empresas do município possam apoiar mais”, reiterou o técnico, que revelou dados sobre a transmissão da grande final da competição que venceram: mais de oito mil pessoas acompanharam o triunfo santa-mariense, enquanto três mil viram de forma simultânea.

O primeiro compromisso do Juventus e do The Black’s é o Gauchão de Clubes de Camisa, no dia 20 de janeiro, em Santa Maria, nos campos do complexo esportivo La Guerrilla. A primeira rodada aconteceu em 16 de dezembro de 2023 mas, em função dos esquadrões estarem na disputa do Campeonato Brasileiro, estrearão somente neste ano.

Neste torneio, cada time representa uma agremiação do futebol de campo tradicional. Enquanto os comandados de Domingos vestirão as cores do Riograndense, os atletas de Dalla Porta serão o Internacional de Santa Maria – tendo, inclusive, fechado uma parceria com o Alvirrubro para utilizar os uniformes da equipe.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo